Implicante

/ Artigos

30 de maio de 2012

O Protetor dos réus do Mensalão

white 15 O Protetor dos réus do MensalãoKindle

Por Angelo “Da C.I.A.”

roberto gurgel ok O Protetor dos réus do Mensalão

Dia 09 de maio. Um grupo muito específico do PT estava tão eufórico na CPI do Cachoeira que chegou ao ponto de acusar o Procurador-Geral da República de prevaricação. Dias antes, órgãos de imprensa <eufemismo>simpáticos </eufemismo> ao partido e ao Governo avançaram contra a Revista VEJA e seu dono com longas matérias, numa tentativa de associar a revista e seu dono ao esquema de Carlinhos Cachoeira. Era uma festa só! Isto não faz muito tempo, todos devem se lembrar, certo?

Só que houve algo diferente neste dia. Após parecer acuado pelos ataques, o Procurador-Geral da República reagiu em entrevista. E o fez de uma forma totalmente inesperada, encadeando fatos que, até ali, não tinham a menor ligação. Relembrem com este trecho de matéria publicada no Estadão.com:

Questionado se o principal interessado em fomentar as críticas contra ele seria o ex-ministro José Dirceu, Gurgel reagiu, sorrindo: “Eu acho que é notório. Fatos notórios independem de prova”. Dirceu foi apontado pelo Ministério Público como o chefe da quadrilha do mensalão.

“Eu tenho dito que na verdade o que nós temos são críticas de pessoas que estão morrendo de medo do julgamento do mensalão”, afirmou Gurgel. “Acho que, se não réus, há protetores de réus como mentores disso.”

No primeiro momento, quando Gurgel apontava ação de Mensaleiros contra ele, o repórter pergunta se era José Dirceu a quem se referia. Muito natural, afinal de contas, José Dirceu na peça acusatória é chamado de “Chefe de Organização Criminosa” e, ainda hoje, é um ator político muito poderoso, embora esteja com seus direitos políticos cassados. Gurgel confirma que pode ser ele mas vai além e chega ao ponto chave destas curtas respostas : “se não réus, há protetores de réus como mentores disso”. José Dirceu, não custa repetir, é réu Quem poderiam ser estes protetores de réus? Quem poderia coordenar estas ações? Vamos a outros trechos da reportagem:

“Esse (o mensalão) é o atentado mais grave que já tivemos à democracia brasileira. É compreensível que algumas pessoas ligadas a mensaleiros tenham essas posturas de querer atacar o procurador-geral e querer também atacar ministros do Supremo com aquela afirmação falsa de que eu estaria investigando quatro ministros do STF”, disse.

“Há pessoas que foram alvo da atuação do Ministério Público e ficam querendo retaliar. É natural isso. E há outras pessoas que têm notórias ligações com pessoas que são réus no mensalão“, acrescentou, sem tergiversar.

Voltemos então aos dias de hoje. Na matéria de VEJA, que muita gente que acusa Gilmar Mendes ou defende Lula não leu, está muito claro que o Ministro do STF, após o fato, relatou-o a duas autoridades ( O Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União ) e dois senadores. O boato corria por Brasília, tanto da reunião Mendes-Jobim-Lula quanto da informação sigilosa usada por Lula no “suposto” bate-papo. Na semana anterior à publicação da reportagem, Mendes comunica então a pressão ao Presidente do STF. As informações foram checadas pelos repórteres, que então foram a Gilmar Mendes que lhes confirmou tudo, dando detalhes.

Não há, na matéria, a data exata do relato de Gilmar Mendes ao PGR. Será que isto já tinha acontecido antes do dia 09/05?

Resta então que, além da pergunta fundamental sobre quais seriam os assuntos da reunião entre Lula e Gilmar Mendes, ainda não dada pelo staff do ex-presidente, devemos adicionar algumas outras:

A quem o Procurador-Geral se referiu no dia 09 de maio ao reclamar do “protetor dos réus do Mensalão” ? Quem é esta pessoa que está acima até mesmo de José Dirceu,o principal acusado? Quem, segundo o Procurador-Geral da República, estava morrendo de medo do julgamento do Mensalão ao ponto de atacar e acuar os envolvidos no julgamento? Quem será?

* Angelo “Da C.I.A.” é um cara em perfeita sintonia com as energias positivas da mãe natureza lutando por um mundo melhor e sustentável. É blogueiro desde 2006. No Twitter, @da_cia.

compartilhe

Tópicos , , , ,

5 Comentários

  1. maria saparowa1 de junho de 2012 às 00:09

    Huumm…o desenho lá em cima,essa figura toda de preto,o chapéu…a língua presa(solta)?…tenho certeza que já vi…Lembrei:é aquele que fura fila lá no Circo Libanês!

  2. tia Dora31 de maio de 2012 às 22:08

    O Mascara suponho ?

  3. cws multiRadio-Caio Portella31 de maio de 2012 às 02:43

    Seria um vagabundo,sem vergonha,saláfrario,escroque,bandiddo,gangster,Deus dos babacas????Seria Mula da Silva,ou o seria só O mula Careca,,,,o animal que fala…asneira e besteira a vontade??????

  4. Sandro P31 de maio de 2012 às 02:09

    Quem será? Quem será? Eu dou meu dedo mindinho para saber…

  5. André Andretta30 de maio de 2012 às 19:52

    Ah, eu tenho um chute, talvez seja o FHC, por causa da privataria tucana! Não, espera…

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade