Blog

A nova direita do Nordeste: multidão de jovens recepciona Jair Bolsonaro em Natal/RN

Inegável que o fato sinaliza um novo tempo.

Foto: Marcus Leoni / Folhapress

Goste-se ou não de Jair Bolsonaro, é inegável que o deputado lidera um movimento até então inédito, fazendo com que as forças da direita passem a se organizar em diversos estados do país. Enquanto alguns analistas acreditam que o fenômeno se restringe às redes, tudo acontece também no “mundo real”.

A Folha de SP, hoje, registra a visita do parlamentar à capital do Rio Grande do Norte (foto), constatando o sucesso tanto de Bolsonaro quanto de suas ideias. Mesmo com algumas ironias e posturas críticas – o que é normal numa cobertura jornalística isenta, pena que algo ainda raro quando se trata de comitivas petistas -, vale sinalizar o fato de que a reportagem mencionou os pontos positivos e isso não é algo tão comum na nossa imprensa (no geral, minimizam ou ridicularizam as multidões que aplaudem o deputado).

Fato é que não existe democracia com apenas um lado, e era isso que se via no Brasil até bem pouco tempo atrás. Por mais que o esquerdismo empedernido diga que alguns partidos de centro-esquerda seriam de “direita” (parte diz isso por tática, outra parte por ignorância pura), o discurso conservador/liberal nunca foi efetivamente endossado por uma candidatura majoritária viável no plano federal.

Neste “novo mundo” da atualidade, em que as redes sociais atingem mais do que veículos gigantes, os boicotes e ridicularizações da imprensa não saem das respectivas bolhas e pouco a pouco todos percebem isso.

Em 2018, a força das redes será decisiva nas eleições, e isso não tem a ver apenas com a “campanha em si”, mas sim com a formação e aglutinação de forças até então inviabilizadas pela grande mídia. E isso está apenas começando.

Fonte: Folha de SP

Notícias Recentes

To Top