Blog

Blogueira cubana Yoani Sánchez pede ajuda a Dilma

Em vídeo postado no Youtube, Yoani faz apelo para que a presidente brasileira intervenha junto às autoridades cubanas. Proibida de deixar o país desde 2004, a blogueira recebeu convite para participar de um evento na Bahia em fevereiro. Notícia de O Globo:

RIO – A blogueira cubana Yoani Sánchez, uma das vozes mais famosas de oposição ao governo Raúl Castro, divulgou um vídeo em que pede ajuda à presidente Dilma Rousseff para deixar o país.

Sem obter autorização do governo para viajar ao exterior desde 2004, Yoani colocou no YouTube uma mensagem apelando a Dilma para que intervenha diretamente junto às autoridades cubanas para ajudá-la.

– Por favor, me ajude. Já fiz tudo o que está a meu alcance. Estou proibida de deixar meu país, e não cometi nenhum crime. Me condenaram à imobilidade insular – diz Yoani no vídeo. – Eu sei muito bem que ela (Dilma) sabe o que é o controle excessivo e a repressão.

Yoani Sánchez foi convidada para participar da exibição de um documentário na Bahia em fevereiro. O filme, dirigido pelo cineasta Dado Galvão, tem a liberdade de imprensa em Cuba e no Brasil como tema, e a blogueira é entrevistada.

A dissidente cubana diz que já tentou cerca de 20 vezes – sem sucesso – uma autorização do governo para que possa deixar Cuba. Em 2010, ela fez um apelo semelhante ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GHBLwbGp2e8[/youtube]

Comentário

Lula ignorou o apelo de Yoani em 2010, na mesma época em que dirigia elogios a Julian Assange, do Wikileaks.

Dilma agora tem a chance de melhorar o histórico vergonhoso do governo petista com relação aos direitos humanos em Cuba, caso decida ajudar a blogueira a visitar o Brasil. Depois do episódio dos boxeadores no Pan de 2007 (por sinal, o mesmo Tarso Genro que mandou os atletas de volta à ilha dos irmãos Castro atualmente passa férias em Cuba), Lula chegou a posar sorrindo ao lado de Fidel no mesmo dia em que um preso político morria devido a uma greve de fome.

Notícias Recentes

To Top