Implicante

/ Blog

17 de junho de 2011

CampinasGate: ‘Lula, Dilma e José Dirceu estão comigo’, avisa prefeito investigado por corrupção

white 15 CampinasGate: ‘Lula, Dilma e José Dirceu estão comigo’, avisa prefeito investigado por corrupçãoKindle

Até alguns anos atrás haviam aqueles que defendiam a tese do “os fins justificam os meios”. Hoje, nem isso. Pra que gastar tempo com explicações se ninguém se interessa por elas?

Vejam o caso do prefeito de Campinas, Dr Hélio (PDT). Sofre um processo de investigação na Câmara de Vereadores por fraudes em licitações relativas à Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). O Ministério Público e as diligências da Polícia Federal confirmaram boa parte das denúncias de corrupção que levaram a demissão de vários servidores públicos ligados à prefeitura. Seu vice, Demétrio Vilagra (PT), foi preso quando voltava da Europa. Poucos dias depois já estava na rua. Sua esposa, a primeira-dama Rosely Nassim Santos teve ordem de prisão decretada. Quem continuou em pé, despachando, foi o Dr Hélio, responsável direto pelas contratações.

Dilma Helio Mercadante 500 CampinasGate: ‘Lula, Dilma e José Dirceu estão comigo’, avisa prefeito investigado por corrupção

Dilma, Marta e Mercadante: pra que preocupação? Dr Hélio tem amigos.

Hoje o Estadão publicou uma longa entrevista com Dr. Hélio. Nada de explicações, só acusações de “conspiração” e ameaças veladas: “Lula, Dilma e Zé Dirceu estão comigo”.

Notem que o jornalista do Estadão, Fausto Macedo, – voluntária ou involuntariamente – dá até uma mãozinha ao prefeito e endossa a tese de “armação política” ao enfatizar o “alarido” das oposições que “ofensivamente” pediram sua cassação. Convenhamos, o sujeito abriga indiciados por corrupção em seu governo e queriam que a oposição fizesse o quê?

Abaixo a notícia veiculada hoje no Estadão:

Dr. Hélio vai ao ataque e seu alvo é o PSDB. “Estou sendo vitima de um linchamento político e moral, uma perseguição injusta de políticos do PSDB que pretende antecipar a eleição do ano que vem.”

(…)

Dr. Hélio mostra suas armas e nomeia aliados do PT na grande batalha política contra o impeachment que o espreita. “O presidente Lula está comigo, ele passou por situação assemelhada. A Dilma também está comigo. O Zé (José Dirceu) me telefonou.”

No dia seguinte ao embate na Câmara – do qual saiu vitorioso porque superou opositores que pediam seu afastamento sumário – Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), prefeito de Campinas em segundo mandato, era um homem de semblante aliviado.

Às 12h15 desta quinta feira ele recebeu o Estado, na companhia de seus advogados – Eduardo Carnelós, José Roberto Batochio e Alberto Mendonça Rollo, aqueles especialistas em causas criminais, o terceiro em Direito Eleitoral e Administrativo.

Durante 80 minutos o prefeito falou sobre a intensa pressão que experimenta desde que a promotoria deu início a uma devassa sem precedentes em seu governo. Dr. Hélio não é citado na investigação, mas o Ministério Público imputa a sua mulher, Rosely Nassim, o papel de chefe de quadrilha para fraudes em licitações, corrupção e desvio de recursos públicos.

Das provas colhidas pela promotoria se valeu a oposição, que faz alarido na cidade de 1,3 milhão de habitantes e requer sua cassação. Na noite de quarta feira, Dr. Hélio deu passo decisivo para rechaçar a ofensiva dos adversários. Por 16 votos a 15 os parlamentares aprovaram sua saída da Prefeitura até conclusão dos trabalhos da comissão processante, manifestação insuficiente – era necessário que 2/3 da Casa impusessem a queda. Ao ser comunicado do triunfo, invocou Barack Obama. “Sim, nós podemos. Nós podemos virar o jogo.”

Íntegra aqui.

Comentário:

“Yes We Can”.

“É o que se faz no Brasil, sistematicamente”
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente e norte moral da população.


compartilhe

Tópicos

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade