Blog

Crise na velha política: denúncias recentes dão mais força aos “outsiders” para 2018

Abriu-se uma avenida.

A situação não estava nada favorável aos políticos da velha guarda e a aposta em um nome “de fora” já era grande. Agora, com as denúncias recentes, a tendência é de que os tais “outsiders” ganhem ainda mais força.

Parece que um lado já sabe disso e cada vez mais ganham forças nomes como João Doria e Jair Bolsonaro. Já na esquerda, as duas maiores apostas são dentro do campo da velha política: Lula e Ciro Gomes – ok, o PT já insinua apoio a Fernando Haddad, que não é exatamente alguém “novo”, mas tenta destoar da velha guarda petista.

O fato hoje indiscutível é que terá mais chances o candidato sem vínculo direto com os escândalos recentes. É o primeiro ponto de partida. O segundo, claro, consiste em apresentar saída efetiva da crise. Esta segunda parte, porém, implica em reformas tradicionalmente impopulares, mas não há outra saída, infelizmente.

Aguardemos, quanto a isso, eventual mandatário “tampão” para o caso de Temer renunciar (este post foi elaborado na tarde de quinta-feira, antes do pronunciamento).

Mais Lidas

To Top