Implicante

/ Blog

11 de outubro de 2012

Expulsão? Não! Diretório Nacional do PT emite nota para defender corruptos

white 15 Expulsão? Não! Diretório Nacional do PT emite nota para defender corruptosKindle

Reunião contou com presença de mensaleiros Dirceu e Genoíno; documento oferece eleição venezuelana como exemplo de democracia

mensalao 1 512x338 Expulsão? Não! Diretório Nacional do PT emite nota para defender corruptos

Leiam trecho da reportagem do portal G1, voltamos em seguida:

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota na noite desta quarta-feira (10) na qual avalia o desempenho da legenda no primeiro turno das eleições e celebra o resultado obtido em meio ao que considera ser uma campanha com objetivo de criminalizar o partido. “Aos ataques e manipulações, contraporemos a defesa enfática de nosso projeto estratégico”, afirma a nota. (…)

O documento é resultado do encontro realizado em São Paulo com representantes do partido. Além de líderes e candidatos eleitos, participaram do encontro o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-ministro José Dirceu, condenados nesta terça-feira (9) por corrupção ativa no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o encontro, Genoino anunciou a entrega do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa, no governo federal, e fez a leitura de uma carta na qual criticou a decisão do STF.

José Dirceu publicou em seu blog um texto de agradecimento pelo apoio de correligionários no qual também afirmou que continuará lutando até provar sua inocência. “O apoio que recebi – e que continuo recebendo! – de todas as parte do Brasil, e também de amigos de fora do país, me dá forças e enche minha alma de luz e de vontade de lutar. E vamos lutar!”, diz um trecho do artigo.

(…)

Dilma e Lula se encontram
A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta tarde com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, segundo assessoria da Presidência. A presidente embarcou para a capital paulista pela manhã, após se reunir com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Ela chegou ao escritório da Presidência, na avenida Paulista, por volta das 14h; Lula chegou ao local cerca de uma hora antes. No edifício, também estão os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República Marco Aurélio Garcia.

Nota do PT
(…)

“RESOLUÇÃO POLÍTICA DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PT

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunido no dia 10 de outubro de 2012, aprova a seguinte resolução:

(…)


5- Nosso desempenho nas eleições municipais ganha ainda maior significado quando temos em conta que ele foi obtido em meio a uma intensa campanha, promovida pela oposição de direita e seus aliados na mídia, cujo objetivo explícito é criminalizar o PT. Não é a primeira, nem será a última vez, que os setores conservadores demonstram sua intolerância; sua falta de vocação democrática; sua hipocrisia, os dois pesos e medidas com que abordam temas como a liberdade de comunicação, o financiamento das campanhas eleitorais, o funcionamento do Judiciário; sua incapacidade de conviver com a organização independente da classe trabalhadora brasileira. Mas a voz do povo encobriu a dos que vaticinavam a destruição do Partido dos Trabalhadores.

6- O voto popular trouxe valiosos ensinamentos ao PT, que devem ser debatidos e incorporados por nossa militância, inclusive para garantir um desempenho vitorioso no segundo turno. Sem nunca perder de vista o caráter local das eleições, daremos prosseguimento ao debate entre diferentes projetos nacionais, a defesa de nosso Partido e de nossas administrações, a começar pelos governos Lula e Dilma, bem como a defesa de nosso partido. Aos ataques e manipulações, contraporemos a defesa enfática de nosso projeto estratégico.

7- O desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais brasileiras, assim como a vitória do Grande Polo Patriótico nas eleições presidenciais venezuelanas igualmente realizadas em 7 de outubro, confirmam a força da esquerda democrática, popular e socialista latino-americana e caribenha. Ampliar nossa vitória no segundo turno, inclusive conquistando voto dos milhões de brasileiros que se abstiveram, votaram branco ou nulo, constituem uma garantia a mais de que o Brasil continuará no caminho certo, de paz, integração, bem estar social e desenvolvimento.

8 – Conclamamos o conjunto do partido, cada um dos nossos filiados, militantes sociais, parlamentares e governantes, a dedicar cada momento dos próximos dias à batalha do segundo turno. O futuro do Brasil e o bem estar do povo valem o esforço.

Viva o povo brasileiro, viva o PT!

São Paulo, 10 de outubro de 2012
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores”

(grifos nossos)

Comentaremos a nota do PT por partes:

Hipocrisia

Já que a nota falou em hipocrisia, examinemos a conduta dos mensaleiros à luz do estatuto do PT, que pode ser consultado no site do partido:

Art. 231. Dar-se-á a expulsão nos casos em que ocorrer:
I – infração grave às disposições legais e estatutárias;
II – inobservância grave dos princípios programáticos, da ética, da disciplina e dos deveres partidários;
III– infidelidade partidária;
IV – ação do eleito ou eleita pelo Partido para cargo executivo ou legislativo ou do filiado ou filiada contra as deliberações dos órgãos partidários e as diretrizes do Programa;
V – ostensiva hostilidade, atitudes desrespeitosas ou ofensas graves e reiteradas a dirigentes, lideranças partidárias, à própria legenda ou a qualquer filiado ou filiada;
VI – improbidade no exercício de mandato parlamentar ou executivo, bem como no de órgãopartidário ou função administrativa;
VII – incidência reiterada de conduta pessoal indecorosa;
VIII – violação reiterada de qualquer dos deveres partidários;
IX – reincidência em promover filiações em bloco que objetivem o predomínio de pessoas ou grupos estranhos ou sem afinidade com o Partido;
X – desobediência às deliberações regularmente tomadas em questões consideradas fundamentais, inclusive pela bancada a que pertencer o ocupante de cargo legislativo;
XI – atuação contra candidatura partidária ou realização de campanha para candidatos ou candidatas de partidos não apoiados pelo PT;
XII – condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.
Parágrafo único: A pena de expulsão implica o imediato cancelamento da filiação partidária, com efeitos na Justiça Eleitoral.

(grifos nossos)

Infração grave às disposições legais? Check.

Inobservância (…) da ética [sic]? Check.

Improbidade no exercício de mandato parlamentar, órgão partidário ou função administrativa? Check.

Incidência reiterada de conduta pessoal indecorosa? A nota de Genoíno atacando o Supremo Tribunal Federal está aí para provar.

Agora só falta o trânsito em julgado (isto é, a emissão e publicação das sentenças pelo STF) para termos também a condenação por “crime infamante” – muito apesar de Genoíno ter afirmado que não se envergonha de nada – e “práticas administrativas ilícitas”.

Quantos itens desta lista um petista tem que desobedecer para ser efetivamente expulso do partido?

Projeto Estratégico

O PT também deseja contrapor aos “ataques e manipulações” que afirma estar sofrendo à defesa enfática de seu “projeto estratégico”. O voto do ministro Ayres Britto, presidente do STF, ontem definiu com absoluta clareza esse tal projeto:

“É um projeto de poder que, muito mais do que a continuidade administrativa, é seca e rasamente continuísmo governamental. Golpe, portanto, nesse conteúdo da democracia que é a Republica, o republicanismo, que postula a possibilidade de renovação dos quadros dirigentes e equiparação das armas com que se disputa a prefência do voto popular.”

Venezuela

Por fim, a cereja no bolo. Vejam como se deu a eleição do “Grande Polo Patriótico” de Hugo Chávez (que usou até ofensas antissemitas contra seu adversário durante a campanha) no último domingo:

0 Expulsão? Não! Diretório Nacional do PT emite nota para defender corruptos

Como diria Lula, isso é democracia “até demais”.

 

compartilhe

Tópicos , , , , ,

6 Comentários

  1. INDIGNADO15 de outubro de 2012 às 01:40

    O QUE O POVÃO PODE FAZER CONTRA ESSES ROUBOS PELOS NOSSOS GOVERNANTES DO DINHEIRO PÚBLICO? O GOVERNO APOIA OS LADRÕES DO SEU PARTIDO E DE SEUS ALIADOS. A MÍDIA PARECE QUE É ALIENADA E POUCO FAZ. QUANDO ELES DEVOLVERÃO O DINHEIRO ROUBADO.

  2. Thiago12 de outubro de 2012 às 14:33

    Ta de sacanagem.. o cara vai la na urna com a eleitora pra que? hahaha pior que os coroné

  3. paulo11 de outubro de 2012 às 17:26

    Não entendo o pensamento petista, afinal, para eles, o povo os apóia… é a mídia que é direitista, conservadora, boba, feia e chata….

    mas… o que a mídia faz? vamos fingir que fosse tudo mentira o que a mídia divulgou do mensalão (como eles alucinógenamente acreditam): por que alguém seguiria a mídia se o povo na sua maioria é contra? quem compra essa mídia para sustenta-la? por que a carta capital não se tornou a revista mais vendida do país?

  4. Thiago11 de outubro de 2012 às 15:34

    … Por que aquele cidadão vai com a pessoa até a área de votação?

  5. APO11 de outubro de 2012 às 13:20

    CONVOCAÇÃO
    .

    ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

    .

    ATO EM BRASÍLIA CELEBRARÁ CONDENAÇÃO DOS MENSALEIROS E AGITA AS REDES SOCIAIS
    .
    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2012/10/ato-em-brasilia-celebrara-condenacao.html
    .
    APLAUDAÇO EM FRENTE AO STF
    .

Publicidade
Publicidade