Implicante

/ Blog

19 de setembro de 2012

Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu e Maluf

white 15 Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu e MalufKindle

Dirceu e1348035011321 Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu e Maluf

Fernando Haddad é ingrato com os seus pares. Em abril deste ano, o candidato petista à prefeitura de São Paulo disse que não esconderia o apoio incondicional de José Dirceu, apontado como líder da quadrilha do mensalão. Agora, com o julgamento do esquema de corrupção em curso, Haddad mudou de ideia e quer proibir a associação de sua imagem a de Dirceu. Pior, em representação entregue ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), sua campanha pede a suspensão imediata de peças publicitárias que explicitem a ligação por considerá-la “degradante”.

Leiam o que informa a jornalista Daniela Lima, na edição de hoje (19) da Folha:

A campanha de Fernando Haddad (PT), candidato à Prefeitura de São Paulo, declarou à Justiça Eleitoral ser “manifestamente degradante” para ele ser associado aos colegas de partido José Dirceu e Delúbio Soares e ao deputado federal Paulo Maluf (PP), que integra sua chapa.

Dirceu e Delúbio encabeçam a lista de réus políticos do processo do mensalão. Maluf responde a ações por desvio de recursos públicos.

A declaração foi feita para justificar ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) um pedido para que a corte proibisse a exibição de uma propaganda produzida pela campanha de José Serra (PSDB), seu rival.

A peça tucana vincula o petista aos três personagens.

Nela, Haddad aparece ao lado de fotos de Dirceu, Delúbio e Maluf. “Sabe o que acontece quando você vota no PT? Você vota, ele volta”, repete o narrador a cada personagem exibido.

“A publicidade é manifestamente degradante porque promove uma indevida associação entre Fernando Haddad e pessoas envolvidas em processos criminais e ações de improbidade administrativa”, afirmam os advogados do petista, Hélio Silveira e Marcelo Andrade.

Na ação, a campanha ressalta que Haddad não é réu do mensalão.

“Haddad não é réu naquela ação penal originária do Supremo. (…) Não pode por isso ter sua imagem conspurcada por episódios que são totalmente estranhos à sua esfera de responsabilidade.”

O texto diz ainda que “sempre que teve poder de nomeação”, quando era ministro, Haddad “nunca nomeou Delúbio, Maluf ou Dirceu”.

“Se tais pessoas jamais foram nomeadas por Fernando Haddad, o que sobra então a intenção dessa propaganda? Sobra a intenção de degradar através da associação da imagem do candidato às pessoas que surgem na tela.”

(…)

A Justiça negou o pedido do PT. O juiz Manoel Luiz Ribeiro afirma que “não se há que falar em degradação e ridicularização quando se estabelece a ligação entre o candidato e outros filiados a seu partido ou a partido coligado, ligação esta de conhecimento público e notório”.

Íntegra aqui.

Todo mundo sabe que José Dirceu e Paulo Maluf são membros ativos da campanha de Haddad. No dia 11 deste mês, José Dirceu orientou a equipe de Haddad para que centrasse todos os ataques no adversário tucano José Serra, em vez de dissipar esforços na desconstrução do candidato do PRB, Celso Russomano. Já Maluf, de jantar em jantar, viu o seu partido, o PP, ser agraciado com liberações de verbas federais para atender emendas de seus correligionários, logo após a oficialização da aliança com o PT.

Existe algo de errado em associar a imagem do candidato petista a figuras que participaram ativamente da construção de sua candidatura? Como concluiu o juiz Manoel Ribeiro em sua sentença, “da mesma forma que um candidato pode ser beneficiado pelo apoio de correligionários bem avaliados, pode ele ser prejudicado pela associação feita a políticos não tão bem avaliados”.

Abaixo a peça publicitária que irritou a equipe de Fernando Haddad.

compartilhe

Tópicos , , ,

3 Comentários

  1. Leticia Martelle19 de setembro de 2012 às 12:44

    Lula e Dirceu, para noss a felicidade, a hora de vocês ta chegando.
    Finalmente, a alma do contribuinte sera lavada !!!
    A mascara desse pilantra, demagogo, hipocrita , mentiroso e apoiador de corruptos e ditadores, ta caindo.
    Lula, sua reputação de M…. ja ta no ralo, e sua mascara caindo .
    Vagabundo enganador !!!
    Nos enganou direitinho em !!!

  2. Velozo Neto19 de setembro de 2012 às 11:55

    O resumo da historia é este: “o sujo falando do mau lavado”. Todos os políticos são farinha do mesmo saco. A corrupção na administração pública é organizada, e partidarizada.

  3. Adriana19 de setembro de 2012 às 09:19

    Ficar ao lado de Lula também é MUITO DEGRADANTE. Se o Haddad está querendo com isso conquistar votos, pode esquecer.

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade