Implicante

/ Blog

1 de dezembro de 2012

Imprensa detalha relação de Rosemary Noronha com ex-presidente Lula

white 15 Imprensa detalha relação de Rosemary Noronha com ex presidente LulaKindle

De acordo com reportagem de Época, Rosemary Noronha se apresentava como “namorada de Lula”.

rose lula 600x271 Imprensa detalha relação de Rosemary Noronha com ex presidente Lula

Enquanto Lula viaja para o exterior, a imprensa nativa revela detalhes de sua ligação com a ex-chefe do gabinete da Presidência da República, envolvida no mais recente escândalo do PT.

A edição deste sábado (01) da Folha informa que o primeiro encontro entre os dois ocorreu no início da década de 90, quando a então egressa do sindicato dos bancários, Rosemary Nóvoa Noronha, aproximou-se do ex-presidente dizendo-se “fã”. Abaixo reproduzimos trechos da reportagem:

“Relação com Lula explica influência de ex-assessora”

A influência exercida pela ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, no governo federal, revelada em e-mails interceptados pela operação Porto Seguro, decorre da longa relação de intimidade que ela manteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rose e Lula conheceram-se em 1993. Egressa do sindicato dos bancários, ela se aproximou do petista como uma simples fã.

(…)

Marisa Letícia, a mulher do ex-presidente, jamais escondeu que não gostava da assessora do marido.

Em 2002, Lula se tornou presidente. Em 2003, Rose foi lotada no braço do Palácio do Planalto em São Paulo, como “assessora especial” do escritório regional da Presidência na capital. Em 2006, por decisão do próprio Lula, foi promovida a chefe do gabinete e passou a ocupar a sala que, na semana retrasada, foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal.

Nesse papel de direção, Rose contava com três assessores e motorista.

Sua tarefa era oficialmente “prestar, no âmbito de sua atuação, apoio administrativo e operacional ao presidente da República, ministros de Estado, secretários Especiais e membros do gabinete pessoal do presidente da República na cidade de São Paulo”.

Durante 19 anos, o relacionamento de Lula e Rose se manteve oculto do público.

Em Brasília, a agenda presidencial tornou a relação mais complicada.

Quando a então primeira-dama Marisa Letícia não acompanhava o marido nas viagens internacionais, Rose integrava a comitiva oficial.

Segundo levantamento da Folha tendo como base o “Diário Oficial”, Marisa não participou de nenhuma das viagens oficiais do ex-presidente das quais Rosemary participou.

Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a presença dela sempre causou mal-estar dentro do Itamaraty. Na opinião deles, a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo não era necessária.

Oficiais da Aeronáutica se preocupavam com o fato de que ela por vezes viajava no avião presidencial sem estar na lista oficial. Em muitas vezes, Rose seguia em voos da equipe que desembarca antes do presidente da República para preparar sua chegada.

Nessas viagens, seguranças que guardavam a porta da suíte presidencial nas missões fora do Brasil registravam ao superior imediato a presença da assessora. Oficiais do cerimonial elaboravam roteiro e mapa dos aposentos de modo a permitir que o presidente não fosse incomodado.

Durante esses quase 20 anos, Rose casou-se duas vezes. Seu primeiro marido, José Cláudio Noronha, trabalhou na Casa Civil do então ministro José Dirceu quando Rosemary assumiu o escritório de São Paulo.

Na chefia do gabinete, ela construiu a fama de pessoa de temperamento difícil. Lula chegou a receber de amigos reclamações dando conta de que ela tratava mal os funcionários.

Um deles descreveu um episódio em que ela teria pedido para serventes limparem “20 vezes” o chão do escritório até que ficasse realmente limpo.

Apesar do temperamento, Rose era discreta e não gostava de contato com a imprensa. Em algumas festas e cerimônias, controlava a porta de salas vips, decidindo quem podia ou não entrar. Também costumava se consultar com o médico de Lula e da presidente Dilma Rousseff, Roberto Kalil.

Rose acompanhou o ex-presidente em algumas internações durante o período em que este se recuperava do tratamento de um câncer no Sírio-Libanês, em São Paulo. Mas só pisava no hospital quando Marisa Letícia não estava por perto.

(…)

Ministros e amigos do ex-presidente não negam o relacionamento de ambos. Foi de Lula a decisão de manter Rosemary em São Paulo, conforme relatos de pessoas próximas.

Procurado pela Folha, o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, afirmou que o ex-presidente Lula não faria comentários sobre assuntos particulares.

(grifos nossos)

A íntegra pode ser lida aqui.

Em reportagem assinada por Diego Escosteguy e Alberto Bombig, a revista Época desta semana descreve relatos de um executivo que afirma que Rose se apresentava como “namorada de Lula”. A “credencial” garantiria a facilidade de nomear afilhados políticos e interferir em órgãos do governo.

“Rose e a sedução no poder”

De acordo com o relato feito a ÉPOCA por um alto executivo que trabalhou na Companhia das Docas do Porto de Santos (Codesp), Rose evocava sua relação com Lula para fazer indicações e interferir, segundo seus interesses, nos negócios da empresa. Nessas ocasiões, diz o executivo, Rose se apresentava como “namorada do Lula”. “Ela jogava com essa informação, jogava com a fama”, diz ele.

Uma história contada por ele ilustra o estilo de atuação de Rose. Em 2005, uma funcionária da Guarda Portuária passou a dizer na Codesp que fora indicada para o cargo porque era amiga da “namorada do Lula”. O caso chegou ao conhecimento da direção do Porto de Santos. Um diretor repreendeu a funcionária e chegou a abrir uma sindicância para apurar o fato – e ela foi demitida. O executivo conta que, contrariada, Rose ligou para executivos para cobrar explicações e reafirmou o que a amiga havia dito: “Eu sou a namorada do Lula”. Os executivos acharam que ela blefava. “No começo, a gente não sabia que ela era tão forte”, diz um deles. No Porto, ela foi responsável pelas indicações de Paulo Vieira e do petista Danilo de Camargo, ligado ao grupo do ex-ministro José Dirceu no PT. Os dois passaram a atuar em parceria com Valdemar Costa Neto, o deputado pelo PR condenado à prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do mensalão, responsável por indicar o presidente da Codesp.

Um dos interesses desse grupo era perdoar uma parcela da dívida da empresa transportadora Libra com a Codesp. O valor da dívida era de R$ 120 milhões. O acordo foi fechado no Ministério dos Transportes, então controlado pelo grupo ligado a Costa Neto, e contou com o aval de Camargo, presidente do Conselho de Administração. O PT de Santos, liderado pela ex-prefeita Telma de Souza, ficou revoltado com os termos do acordo e resolveu cobrar explicações de Camargo. Novamente Rose entrou em ação para defender os interesses da Libra, do PR de Costa Neto e de Paulo Vieira. Na ocasião, diz o alto executivo, ela evocou novamente o nome de Lula. Nos telefonemas que dava aos petistas contrários ao perdão da dívida, afirma ele, Rosemary sempre mencionava o então presidente.

Leia a íntegra aqui.

A revista Veja também trata do assunto na edição que chega às bancas neste fim de semana. Abaixo um infográfico com a troca de e-mails da ex-chefe de gabinete da Presidência:

troca emails 465x338 Imprensa detalha relação de Rosemary Noronha com ex presidente Lula

Clique na imagem para ampliar

A íntegra da reportagem está disponível na edição impressa da revista.

Para entender mais sobre o escândalo envolvendo Rosemary Noronha, consulte nosso arquivo.

compartilhe

Tópicos , ,

23 Comentários

  1. Laura12 de dezembro de 2012 às 23:39

    MOVIMENTO PELA MORALIZAÇÃO DO BRASIL
    O BRASIL DEVE SER PASSADO A LIMPO E TODOS OS POLÍTICOS SAFADOS E CORRUPTOS DEVEM APODRECER NA CADEIA E TAMBÉM DEVEM DEVOLVER TODOS OS BILHÕES E BILHOES DE REAIS QUE ROUBARAM E/OU FURTARAM …. NO CASO CELSO DANIEL … O CORRETO É FALAR EM ROUBO MESMO … ROUBARAM MESMO POIS HOUVE ARMA E MORTE … ASSASSINATO DELE CELSO DANIEL!
    QUANTA ROUBALHEIRA, QUANTA CORRUPÇÃO … MEU DEUS ! SERÁ QUE ESSA RAÇA DE POLÍTICOS AINDA TEM JEITO … ??? E O ERÁRIO PÚBLICO QUE SE DANE … QUE SEJA MAIS E MAIS VEZES SAQUEADO !!!

  2. Leandro Ramos Benfatti6 de dezembro de 2012 às 14:43

    O Lula mostrou que não é mais o líder operário que comandou greves no ABC Paulista e que ele e o PT não são mais de esquerda e que agora Lula é um político (***) que permitiu fatos estarrecedores de tráfico de influência, corrupção e patrimonialismo mais atrasado que assim faziam políticos tradicionais da direita brasileira.Assim como também como o PT é o mais novo partido da direita brasiileira. É um horror saber que essa Rosemary, além de ter um temperamento difícil e de ser bandida, ela é feia e arrogante. A República Petista tá pior que a República de Alagoas do Collor, que hoje também é aliado do Lula e da Dilma.

  3. André5 de dezembro de 2012 às 14:14

    Gente vocês estão por fora mesmo..não se preocupem o nosso excelentissimo ex-presidente vai se explicar sobre esse caso sim. Ele vai dar uma entrevista no fantástico assim que voltar de viajem. Vai começar a chorar dizendo que foi um vacilo dele em um momento muito frágil da vida. A final ele teve uma vida muito pobre e sofrida coitadinho. Dizem que até a múmia da Marisa vai deixar um depoimento dizendo que perdoa o marido herói do Brasil! E os Brasileiros vão achar muito bonito o depoimento dos 2. Quem nunca deu uma pulada de cerca não é mesmo?! Aguardem a entrevista bombástica da tv GROBO!

  4. Sy4 de dezembro de 2012 às 21:45

    Dizem que ele não ganhava só as viúvas não. Quando esteve preso em 1980, ele tentou (***). Quem conta a história é César Benjamin, que presenciou o próprio Lula narrar a baixaria. Vejam os artigos “Nós não esqueceremos” e “Chefe refinado” no link que segue: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/cesar-benjamin/

  5. sonia maria4 de dezembro de 2012 às 13:46

    Somente a d. Marisa esses assuntos interessam, Lula foi o segundo melhor presidente deste país e a primeira é a Dilma, graças a eles os pobres estão na faculdade e a miséria diminuiu drasticamente.

    • Roberto4 de dezembro de 2012 às 20:00

      Quando a amante usa o poder da sua perereca para meter a mão no dinheiro público e empregar a família em cargos de alto escalão, é óbvio que o assunto se torna de interesse geral.

    • Osvaldo4 de dezembro de 2012 às 20:29

      Vc deve viver em outro planeta. Quanta gente morreu em hospitais e estradas por falta de verba, desviada pela corrupção, para sua manutenção! Gnomos devem existir pela sua inocência.

    • Tiago Melo5 de dezembro de 2012 às 08:53

      Petista cega e doente como a maioria que por doença partidária não consegue enxergar o óbvio. Vou parar por aqui ,pois esse povo até mata por causa daquela bandeirinha fajuta com a estrela solitária. Rsrs…

    • Raul Mauricio5 de dezembro de 2012 às 12:34

      Vc está ficando louca ou a faculdade que vc ou seus filhos fazem devem ser particular ou do esquema fraudulento de Rosemery, e a miséria continua com hospitais sucateados, segurança fálida, educação empobrecida, pois um reajuste de lei e os governantes do PT não repassam porque presição investir na copa. Jaques Wagner segue essa linha na BAHIA e MArcelo Deda de Sergipe foi tratar o câncer dele em São Paulo no Sirio Libânes. porque não ficou no HUSE Hospital de Urgência de Sergipe o principal do estado? pra vc Sônia só lamento vc vive no seu mundinho, mas não se preocupe não tem reinado que viva para sempre.

    • Gustavo Bertuzzo5 de dezembro de 2012 às 14:07

      Sônia, em que planeta vc vive? Lula e Dilma excelentes presidentes??

      O Brasil está crescendo e se desenvolvendo apesar do Brasil. Apesar de suas falcatruas e falta de infraestrutura.
      O Brasil, assim como os outros emergentes, estão crescendo devido ao cenário global, devido às seguidas crises nos países desenvolvidos e seus altos custos de produção.

      Lembrando que só foi possível fazer políticas sociais com estabilidade econômica. E essa estabilidade foi no governo FHC. Quero ver fazer obras sociais com inflação de 300% ao mês!!!

      Lula e Dilma estão até hoje rezando pela cartilha do PSDB, seguido as políticas deixadas por FHC. Quer um exemplo? “Bolsa Família” e “Minha Casa Minha vida” são projetos do PSDB que não foram implementados à época por se aproximar o fim de mandato de FHC e por causa da Lei de responsabilidade fiscal.

      E por fim, NÃO, isso não é assunto particular do Lula e sua esposa! A amiguinha íntima do barbudinho foi sustentada até hj com verba pública, bem como seus comensais.

      Lula até considera Rosemary um “assunto particular”, o que nada mais é do que confissão. Só que ela era chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo. O Brasil pagava o salário do “assunto particular” do barbudinho.
      Os comensais também eram sustentados com $ dos nossos impostos. Até chefe de quadrilha foi nomeado pela Rosemary!!

      Na palavras de Gilberto Carvalho: “No petismo, corrupção fica sobre o tapete, como enfeite, não debaixo dele”.

      Acorda querida!!!

  6. CRISTINA BENEVIDES2 de dezembro de 2012 às 14:01

    Mais é idiota, a Rosemary dando na “mão” do marido, irmãos, filha e apadrinhados e otário dando na “mão” dela e colocando o pescoço dele na forca.

  7. CRISTINA BENEVIDES2 de dezembro de 2012 às 13:58

    E Marísia Letícia não sabia de nada? Hum, acredito até em Papai Noel. Desde 1993 que a Rosemary tinha um caso com o homem Lula e a esposa não sabia. Espera aí, conta outra. Se fosse uma relação amorosa de poucos meses ou poucos anos mas não são anossssssssssssssssss. Só que Marísia Letícia não podia se separar por que ele iria assumir em 2002 a presidência da República e aproveitou e “mamou” também nas “tetas” do Planalto. Lula é otário para umas coisas mas burro para outras. Nunca antes na história deste país conheci um homem tão sem caráter assim.

  8. alexandre1 de dezembro de 2012 às 11:57

    O Lula é foda ! Foi o melhor presidente do Brasil desde JK e ainda é um tremendo garanhão !!!! O gravataí merengue deve ter inveja do Lula porque deve ser um “pega ninguém “

    • Leandro2 de dezembro de 2012 às 07:04

      Rapaz você é do tipo que só lê o titulo da matéria e não da importância ao que está escrito nela.E ainda se vangloria da falta de caráter e atitudes desonestas do EX-presidente em relação a sua esposa e família com a mistura de publica e privada $$$$$. É lamentável que a grande maioria tenha ainda a mesma mentalidade que vossa pessoinha!!!

    • m2 de dezembro de 2012 às 12:03

      Pois é, Alexandre. Esse Lula sempre foi mesmo macho bagarai, desde os tempos em que “papava” as viúvas que apareciam no sindicato (segundo o próprio, em entrevista à revista Playboy).

      Que orgulho, hein?

    • RRibeiro3 de dezembro de 2012 às 10:13

      São trouxas assim como vc q o malandro gosta de papar ….

    • Rodrigo3 de dezembro de 2012 às 18:28

      Caro Alexandre, você não parou para pensar que as peripécias privadas (e carnais) do “Guia Çupremo” foram pagas com o SEU dinheiro?

  9. razumikhin1 de dezembro de 2012 às 07:25

    Rose guarda, de bem longe, certa semelhança com a Luisa Brunet.

  10. Renan1 de dezembro de 2012 às 07:11

    SERIA QUE DESSA VEZ, ALÉM DE FICAR COMO SEMPRE CALADINHO SAIU DE FININHO PARA DAR TEMPO AO TEMPO?
    Dessa vez e escãndalo foi de derrubar a casa ao chão!
    Sem contar os outros! Um atrás do outro, em sequencia interminável!
    Cada um maior que o outro e com envolvidos em varios setores do governo.
    Com desculpas de foi participar de encontros sobre economia, teria viajado para dar tempo ao tempo, abaixar a poeira da nova ameaça a seus planos de poder no vale-tudo, cada dia se desmoronando, cada vez mais desacreditado, acuado e decadente por NUNCA RESPONDER NADA DAS ACUSAÇÕES – quem cala, consente, diz o ditado – só fica amoitado na toca; não sabe de nada, não viu nada, não estava lá… Toda vez que lhe fazem cobranças escorrega e sai de fininho; não dá a menor satisfação a ninguém e ainda quer controlar a imprensa.
    Seria para ninguém saber das mazelas do PT?
    Creio que doravante depois de prosseguimento de interminável lista de corrupçoes uma atrás da outra precisaremos em 2014 exorcizar de vez por todas o PT nas urnas; Dilma, apesar de ter sido postada na presisdencia por ele, praticamente nem poderá contar com Lula mais pois ele atrapalhará qualquer candidatura!
    Dilma deve estar muito desassossegada com os fatos!
    Até seus amigos de imprensa começam a interpelá-lo de vir a público dar satisfações!
    Em 2014 ele verá o que não gostaria: o PT atolado no brejo para sempre!

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade