Blog

Lava Jato: resumimos as seis investigações contra Lula enviadas por Fachin a Sergio Moro

Lula não tem foro privilegiado.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, réu já em cinco processos, agora terá um pouco mais de dor-de-cabeça. Isso porque Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, mandou para a primeira instância seis investigações contra o petista, já que ele não tem foro privilegiado.

E, sim, os casos estarão sob jurisdição de Sergio Moro. A seguir, um pequeno resumo, com links para os despachos na íntegra.

1 – Sítio de Atibaia

Reformas de uma propriedade em Atibaia/SP, que os delatores informam pertencer a Lula e por ele ser usada, embora o ex-presidente negue ser o proprietário.

Veja o despacho na íntegra.

2 – Brasken: Lula, Dilma, Palocci e Mantega

Sim, Dilma Rousseff não tem mais foro provilegiado, nem Mantega, e Palocci já está preso. Investiga-se a criação da Brasken, gigante da petroquímica, formada pela Petrobras, Odebrecht, BNDESPAR etc.

Veja o despacho na íntegra.

3 – Lulinha 2, ou “Luleco”

Apura-se que Lula ofereceu-se para intermediar as boas relações entre Odebrecht e Dilma Rousseff, e em troca disso a empresa apoiou as atividades empresariais de Luís Cláudio Lula da Silva.

Veja o despacho na íntegra.

4 – Frei Chico, irmão

Lula tem um irmão chamado José Ferreira da Silva, conhecido por “Frei Chico”. E o que se investiga é o pagamento pela Odebrecht de uma mesada a ele.

Veja o despacho na íntegra.

5 – MP da Leniência, Jaques Wagner

Além de Lula, também seu ex-ministro, também ex-ministro de Dilma e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, é alvo. Apura-se as tratativas para que o governo apresentasse a chamada “MP da Leniência”.

Veja o despacho na íntegra.

6 – Angola

O inquérito consiste na apuração da ilicitude de atos praticados pela Odebrecht e por Lula, usando sua influência para favorecimento da empresa em negócios no referido país.

Veja o despacho na íntegra.

Enfim

Não é pouca coisa, tanto mais quando somadas aos processos já existentes e outras investigações em curso.

Desta feita, se Lula estava ansioso para encontrar Sergio Moro, ao que parece haverá algumas tantas oportunidades para que se encontrem.

Veja no Estadão, blog de Fausto Macedo, as explicações pormenorizadas.

Fonte: Estadao

Mais Lidas

To Top