Implicante

/ Blog

8 de junho de 2011

Palocci faz lambança, Nassif acusa Serra. Cabe processo.

white 15 Palocci faz lambança, Nassif acusa Serra. Cabe processo.Kindle

nassif Palocci faz lambança, Nassif acusa Serra. Cabe processo.

Luís Nassif, blogueiro contratado sem licitação pela TV Brasil, tem por hábito atacar José Serra. A todos é garantido o direito de predileção ou antipatia político-partidária, mas devemos apontar algumas bobagens quando elas surgem. E Nassif é bom em fazer com que surjam.

Anteontem (06/06), então ainda antes da queda de Palocci, Nassif cometeu o seguinte post, que deve ser rebatido ponto-a-ponto:

O previsível Serra engana a quem? – 1. A Secretaria das Finanças de São Paulo, dirigida pelo serrista Mauro Ricardo, vaza o sigilo fiscal de Palocci, revelando faturamento e clientela. (grifos nossos)

Há aí acusação velada, acusação explícita e erro primário. Em partes: o suposto vazador seria “serrista”; imputa-se o vazamento a alguém (sem prova, evidência etc.); e… NÃO HOUVE O VAZAMENTO FALADO (faturamento e clientela?).

Alguns petistas tentaram, de início, apontar o IPTU como forma de ligar a prefeitura de São Paulo a isso tudo. Bobagem. Isso porque Palocci MORA DE ALUGUEL EM UM IMÓVEL NO NOME DE UM LARANJA e, mais ainda, SEUS DOIS IMÓVEIS ESTÃO EM NOME DA PROJETO CONSULTORIA (cujos dados oficiais ficam na Junta Comercial, do Estado, não na prefeitura).

Qual o ÚNICO órgão público que tem exatamente esses dados? Pois é: a RECEITA FEDERAL, dirigida pelo PT, e com um histórico não muito abonador de vazamentos. Para alguns setores do PT, sobretudo quando começaram as evidências e suspeitas de fogo-amigo, a “saída” foi acusar a oposição. Furadaça.

2. Incontinente, Serra dá uma entrevista defendendo Palocci. Com sua sagacidade, julga que o depoimento apagará suas impressões digitais no vazamento. (grifos nossos)

É o jogo perde-perde. Se Serra ou Aécio CONDENAM PEREMPTORIAMENTE Palocci (ainda no primeiro dia da denúncia, quando só se sabia que ele havia ganhado uma boa grana), seriam IRRESPONSÁVEIS e fariam OPOSIÇÃO GOLPISTA. Ambos, cautelosamente, pediram para não haver crucificação prévia.

Mas, para a tese nassifiana dar certo, é fundamental entender essa declaração (que foi até mesmo óbvia) como uma espécie de jogada no tabuleiro de xadrez magistral etc.

3. Ai o serrista João Sayad convoca para o “Roda Viva” (mais uma vez) o inexpressivo senador Álvaro Dias. E, na bancada, coloca o blogueiro também serrista, responsável pelas maiores baixarias perpetradas por Serra contra inimigos adversários e inimigos aliados [ele se refere a Reinaldo Azevedo, que participou da bancada do Roda Viva, mas não mantém contrato milionário e sem licitação com a TV Cultura]. Qual será o tema recorrente? Até quem tiver o nível de sagacidade de Serra adivinhará. (grifos nossos)

Novamente, para atacar Serra, usa malabarismos que ofendem frontamente nossa querida lógica. Um Senador da República (Nassif o considera inexpressivo, ora!) é convidado ao Roda Viva. O programa é transmitido pela TV Cultura, do governo de Alckmin. O culpado por essa convocação? Serra. Afinal, segundo Nassif, Sayad é serrista.

Seria possível encerrar aqui, vez que o post se desmancha sozinho. Mas é sempre bom trazer fatos e mais fatos, notícias e mais notícias, para demonstrar de forma cabal a bobagem toda datilografada por Nassif.

Fogo “Amigo”
O duplamente ex-ministro foi bombeado por aliados partidários e da base governista. E isso não é de hoje. Ainda em agosto de 2010, o Estadão noticiava que José Dirceu estaria tentando barrar a influência de Palocci. Trechos a seguir:

Dirceu tenta barrar avanço de Palocci – Após combater possível ida do rival para coordenar futuro governo, ex-chefe da Casa Civil quer impedir que ele retorne à economia (…) Depois de emitir sinais contrários à possível indicação de Palocci para a Casa Civil, Dirceu luta agora para impedir que ele volte a ditar os caminhos da economia, a partir de 2011 (…) Embora se movimente nos bastidores para evitar que o antigo colega vire uma espécie de “primeiro-ministro” de Dilma, Dirceu sabe que pode perder a aposta. Motivo: Palocci é um dos principais coordenadores da campanha e, além de tudo, tem Lula como padrinho. O plano do presidente é reabilitar o ex-titular da Fazenda na cena política (…) Queimada – O fogo amigo contra Palocci ganhou força há uma semana, depois de notícias dando conta que Dilma recorreria à tesourada nos gastos logo no início de eventual governo (…) Depois que o ex-titular da Fazenda passou a mexer no vespeiro da economia, porém, o grupo de Dirceu intensificou o bombardeio longe dos holofotes. “O que esse cara quer? Uma nova Carta aos Brasileiros?”, perguntou um interlocutor do ex-ministro da Casa Civil (…) Em conversas reservadas, Dirceu tem dito que vai brigar pela “embocadura” de um possível governo Dilma. Nunca esteve nos planos de sua sucessora na Casa Civil – e nem dele próprio – qualquer tarefa oficial antes do veredicto do Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão… (grifos nossos)

Ainda antes da nomeação oficial, houve mais notícia do tal “fogo amigo”. Na verdade, qualquer pessoa minimamente informada sobre os bastidores do poder petista sabe exatamente o que acontece. Não é uma novidade. Mas, para alguns, é importante evitar que isso se torne público.

Mas então é revelado que Palocci tem uma consultoria que ganhou milhões entre o resultado das eleições e sua posse como ministro. Surge o fato de que essa empresa de consultoria possui imóveis milionários em SP, embora curiosamente o double-ex-ministro more de aluguel em OUTRO apartamento.

Como reagem seus aliados? Qual a resposta de seus partidários? Pois bem… Eles falam isso, isso, e isso.

Esses são os “amigos”, sobre quem Nassif nunca disse nada a respeito desse caso. Aliás, ele também jamais trouxe uma das peças FUNDAMENTAIS para a queda do Ministro: Bem no meio da crise, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (que anuncia no blog de Nassif) informou em DOCUMENTO À JUSTIÇA que a quebra do sigilo do caseiro Francenildo foi responsabilidade de Palocci.

Os termos são os seguintes:

o domínio do fato [vazamento] pertencia ao ex-ministro da Fazenda, apontado como mentor intelectual e arquiteto do plano, sobre o qual a Caixa não possui qualquer poder de mando. Ao contrário: é o ministro que possui poderes sobre a Caixa (grifos nossos)

E a cereja do bolo veio com a declaração de Paulo Nogueira, ex-diretor da revista Época, dizendo que o próprio Palocci teria levado ao semanário os dados bancários violados do caseiro. Isso, vale repetir, JÁ DEPOIS DA NOTÍCIA DO SUPER ENRIQUECIMENTO.

É esse o enredo da história, tudo baseado em fatos concretos, notícias e evidências publicadas pela imprensa. Havia fogo amigo antes da posse, HOUVE DE FATO FOGO AMIGO DEPOIS DO ESCÂNDALO REVELADO e, para piorar, órgão do governo (CEF) culpa expressamente Palocci pela quebra de sigilo do caseiro.

Alguns tentam culpar a oposição, dizendo que teriam acesso à titularidade de dois imóveis. Mentira. Os apartamentos estão em nome da Projeto Consultoria, e aquele em que Palocci mora é de um sujeito que se declara laranja – e é sobrinho do antigo (e supostamente atual) proprietário, um petista justamente de Mauá e com alguns processos na justiça (só nos diários oficiais, TREZE PÁGINAS DE GOOGLE).

E agora, Nassif?

Aliás, você tem todas as provas dessas acusações que faz? Você me processou (e perdeu) quando supôs ter sido acusado de algo injusto, tal e coisa. Nesse caso, dando a entender que alguém esteja ligado ao vazamento de dados, é preciso AO MENOS ter noção de sua própria forma de agir (qual seja: processar). E, se for processado, apresentar provas em juízo ou agüentar as conseqüências óbvias. Coerência é coerência.

compartilhe

Tópicos ,

14 Comentários

  1. Wilson11 de setembro de 2011 às 19:14

    Gravata,

    Sei que estou atrasado na leitura, mas os descobri os textos hoje. Então, posso dar um de engenheiro de obra feita dizendo que a ídéia de fogo amigo contra o Palocci era real mesmo, veja o contra-ataque contra Dirceu naquelas denúncias do quarto para lobby no hotel de Brasília.

    Um abraço.

  2. turmadazica21 de junho de 2011 às 11:47

    Quanta m3rda… Olha a lista de links… Com uma oposição assim, o país tá na m3rda… Bando de reaças que nem servem pra fazer uma oposição decente…

  3. Felipe Flexa12 de junho de 2011 às 00:46

    Citaram o Caso Lunus. Ué, os petistas sabiam que a operação ia ocorrer, segundo Wagner Cinchetto, ligado a centrais sindicais. É como diz o Diogo Mainardi: tem escândalo? Procure o petista.

  4. panceta10 de junho de 2011 às 20:41

    De vez em quando vou lá dar uns petelecos mas o nível dos frequentadores anda tão rasteiro e limitado
    que está perdendo a graça…

  5. A Carioca10 de junho de 2011 às 18:43

    Fico curiosa se o Alexandre tem essa mesma empolgação para cobrar “isenção” do Nassif, PHA, Azenha entre outros progre$$istas.

  6. alexandre10 de junho de 2011 às 06:52

    Vc não respondeu a pergunta. Outros políticos serão defendidos nesse blog ou só o José Serra ? Dizer para mandar uma calúnia ou difamação a um político em outro blog para vcs, não é resposta .

    (Gravz: Talvez não tenha sido a resposta que você esperava. Ok. Seu direito – e meu, diga-se. Mas, sim, se houver alguma acusação grave e INVERÍDICA, aí sim é o caso de defender. Como agora. Nassif, p.ex., me processou porque achou que eu o havia acusado de forma injusta. Venci o processo. Se algo desse tipo acontecer com ele, espero que ele tenha as provas para levar a juízo, como fiz quando me coube)

  7. alexandre9 de junho de 2011 às 18:42

    Vc irá defender outros políticos que são caluniados por blogs ou só o Serra ?

    (Gravz: Você sabe de algum caso de político CALUNIADO em blog? Se sim, passa pra cá :))

  8. marcelo rabelo9 de junho de 2011 às 12:58

    sou da mesma cidade do gaguinho. quando ele saiu daqui, dizia que construiria um império maior do que o das organizações globo e a abril. dizia que revolucionaria a comunicação com a agencia grana morta. hoje ele é uma (…) para nossa cidade, um cara…”

    (Gravz: Editei para evitar problemas judiciais. Espero que entenda)

  9. Pedro Costa9 de junho de 2011 às 11:07

    Nassif é pra quem gosta de sites tipo VERMELHO, OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, etc.
    Falta inteligência e sobra ideologia.

  10. alexandre9 de junho de 2011 às 06:50

    Nossa, que defesa enfática ao Serra !!!!!!!!!! O Serra deve estar satisfeito !!!!!!

    (Gravz: Vcs são engraçados, mesmo. Se um ataca com mentiras, não dizem nada. Se outro responde com verdades, aí sim ficam putos e acham que é tudo ‘peça de um jogo de xadrez magistral blablabla. O “certo” seria deixar a mentira prevalecer? Não para mim)

  11. alexandre8 de junho de 2011 às 19:48

    Não ponha a mão no fogo por nenhum político, e isso inclui o Serra ! O passado de desagregador e o caso lanus o condena.

    (Gravz: O tal “Caso Lunus” é uma das maiores injustiças que se comete contra Serra. A filha de Sarney é pega COM A BOCA NA BOTIJA e, por conta de desavenças, a culpa é jogada no MINISTRO DA SAÚDE [???]. Todas, todas, todas as acusações partiram e partem de adversários políticos. E isso de DESAGREGADOR é para rir, né?)

  12. Gustavo Noronha Silva8 de junho de 2011 às 17:18

    Eu li recentemente um livro que citava em várias passagens o livro “O jornalismo dos anos 90″, do Nassif. Fiquei curioso então arranjei o tal livro pra ler também. Nada mais irônico que ler o livro e ler o blog dele fazendo esse tipo de acusação. É como se ele tivesse documentado todo tipo de absurdo que pode ser cometido por um jornalista e aprendido tão bem que agora chegou a hora de praticar.

  13. Pedro Daltro8 de junho de 2011 às 16:12

    Nassif e seu fantástico mundo da fantasia…

Publicidade
Publicidade