Blog

O Corujão da Saúde de Doria é um sucesso? Pois há quem queira burocratizar (e atrasar) tudo

Querendo até mesmo interromper o programa

O Corujão da Saúde foi uma das ideias mais criticadas durante a campanha eleitoral. Uma vez na prefeitura de São Paulo, João Doria peitou as críticas e o colocou em prática. O resultado é um sucesso muito acima das expectativas até mesmo dos mais otimistas: em apenas um mês, reduziu em 70% uma fila de exames que já comportava quase meio de milhão de paulistanos.

Tudo foi feito numa velocidade incomum para a gestão pública. Usando dos bons contatos que possui com a iniciativa privada, e a tabela de custos do próprio SUS, Doria conseguiu que mesmo hospitais de elite topassem atender a população mais carente da cidade.

Mas estamos no Brasil. E não há nada que seja feito por aqui sem que surja uma voz reclamando da pouca participação do Estado na solução. Agora foi o Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Que quer até mesmo interromper o programa, como se vidas não estivessem em jogo.

Confiram esse trecho publicado na Veja:

“O relatório diz que deveria ter sido feita uma consulta pública para debater o chamamento. Sem ela, e como o valor do edital supera 12 milhões de reais, a Prefeitura deveria ter aberto uma licitação (quando as empresas são selecionadas por critérios de técnica e de preço).”

Enfim… A população mais carente convivia com um atraso inaceitável na fila de exames, a gestão Doria conseguiu tirar 70% desse atraso em um mês, e o TCM reclama que não poderia ter rolado dispensa de licitação mesmo com todos os valores pagos em consonância com a tabela do SUS.

É inacreditável. A saúde da população está em jogo!

Fonte: Veja

Mais Lidas

To Top