Blog

Quatro motivos pelos quais apoiamos as manifestações de 26/03

Vamos todos pra rua!

falamos aqui sobre as manifestações programadas para o dia 26/03, mas o momento exige postura ainda mais objetiva. Desse modo, o Implicante declara APOIO TOTAL a tais protestos. A seguir, algumas das razões:

1 – Pressionar sempre!

Não importa qual o governo, é sempre fundamental que ele se sinta cobrado e pressionado. Todos sabemos como os políticos agem quando se sentem livres da fiscalização dos que ocupam as ruas. Desse modo, sobretudo pela importância democrática do gesto, apoiamos.

2 – Ser contra o PT não significa ser pró-Temer

Sim, quase todos que apoiamos os protestos de 26/03 também apoiamos a queda de Dilma e somos contra o PT. Isso não significa que sejamos pró-Temer. Bem ao contrário, aliás: ele e seu partido fizeram parte da aliança Lulopetista durante anos e anos. Mais um motivo, aliás, para que todos sejam fiscalizados e cobrados. É muito importante, sobretudo para conseguir força na aprovação das mudanças necessárias, que o governo não se sinta livre de protestos.

3 – Pautas concretas

Tanto MBL quanto “Vem pra Rua” têm pautas bem específicas: fim do foro privilegiado, fim do estatuto do desarmamento, pela reforma previdenciária, pela reforma trabalhista, apoio total à lava jato, contra anistia a políticos etc. Sim, são diversas pautas, mas que formam um “caldo geral” bem consonante com aquilo já pleiteado nos momentos pré-impeachment. Somos a favor de todos esses pontos e não haveria como não endossar manifestações em favor disso.

4 – Não cair no erro do petismo

Os petistas e a esquerda cometeram um erro estratégico crasso, que foi o papo de que deveriam defender Dilma e o PT independentemente dos erros. Assim, mesmo diante das mais loucas estripulias, lá estavam eles aplaudindo, sob o “medo” de entregar o governo aos “neoliberais”. Bobagem. Se tivessem cobrado com rigor desde o começo, sem fanatismo, não veriam os seus em situação tão complicada.

Nosso lado não pode cair nesse erro. Fiscalizemos sempre e manifestemo-nos o quanto antes. Até porque não temos político de estimação.

Enfim…

Há várias outras razões e certamente cada um tem a sua. O importante é que, sim, não deixemos de ocupar as ruas.

As manifestações estão marcadas para o dia 26/03, domingo, em todo o país. Organizações como MBL e Vem Pra Rua já fazem suas mobilizações. Nos próximos dias, traremos – como sempre fazemos – um guia com os locais de concentração em cada uma das cidades.

E vamos todos!

Mais Lidas

To Top