Blog

Vereador do PV apresenta proposta para ajudar Haddad a cumprir promessa de campanha

Gilberto Natalini enviou projeto para acabar com a taxa de inspeção veicular assim que o prefeito eleito tomar posse

(Reprodução esgotosfera petista)

Notícia da Folha de S. Paulo:

Aliado de Serra apresenta projeto para acabar com taxa de inspeção veicular

O vereador Gilberto Natalini (PV) apresentou nesta quarta-feira (31) um projeto de lei para acabar com a cobrança da taxa de inspeção veicular, promessa de campanha do prefeito eleito Fernando Haddad.

Aliado de José Serra (PSDB) e líder da oposição durante a gestão Marta Suplicy (PT), o vereador afirmou, de forma irônica, que quer “ajudar” o prefeito eleito a cumprir a proposta já em 2013.

Haddad disse, um dia após sua eleição, que duas de suas principais propostas –o fim da taxa e a criação do Bilhete Único mensal– deveriam ficar para 2014, porque dependiam de aprovação na Câmara.

Ontem, o prefeito eleito disse que vai encaminhar o assunto nos primeiros cem dias de governo aos vereadores e que acredita que não haverá dificuldade para aprovação. Acrescentou que, no máximo em um ano, as medidas devem estar valendo.

“Estamos apenas reavivando a memória dele, porque há poucos dias ele disse que ia acabar com a taxa. Eu estou ajudando, relembrando seu compromisso de campanha”, disse o vereador.

Natalini acrescentou que é favorável ao fim da taxa se houver outras formas de financiamento para a realização da inspeção. “O prefeito Haddad deve ter, ou não faria a irresponsabilidade de anunciar o fim da taxa na campanha”, afirmou.

Como cria despesas e promove mudanças administrativas, o projeto de lei para extinguir a taxa deveria ser apresentado pelo Executivo.

Segundo o vereador, porém, sua assessoria jurídica diz que o projeto pode valer mesmo partindo dele.

O vereador Antonio Donato (PT), que coordena o grupo de transição de Haddad, ironizou o ato de Natalini. “Ele acha que vai nos constranger com isso? Nós vamos acabar com a taxa”, afirmou.

(grifos nossos)

Interessante o raciocínio que transformou o vereador Natalini, reeleito pelo Partido Verde no último dia 7, em “aliado de Serra” – um político atualmente sem mandato, apesar de ser incontestavelmente uma das lideranças do PSDB  na cidade -, como se Natalini não fosse o responsável por sua própria atuação.

Deixando de lado o evidente viés da matéria, cabe relembrar o que o prefeito eleito de São Paulo disse há alguns dias, quando ainda era candidato:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kxJ4h2q2nbQ[/youtube]

Viram como é fácil acabar com essa taxa? Afinal, “este custo da Controlar já está embutido no IPVA”, não é mesmo?

Não faz sentido uma oposição que seja contra tudo e contra todos, jogando na base do “quanto pior, melhor”. Desse modo, Gilberto Natalini mostrou compromisso cívico ao apresentar uma proposta que adiantará todos os afazeres e contratempos burocráticos do prefeito eleito. Ao tomar posse, toda a parte morosa de aprovação da lei já terá acontecido. Ponto para a cidade.

A menos, claro, que não queira – ou não saiba como – de fato abolir a taxa. Vamos ver como o PT votará esse projeto de lei. Fica a campanha: VOTEMOS O QUANTO ANTES o fim da Taxa de Inspeção Veicular!

Mais Lidas

To Top