Blog

67% das crianças não sabem fazer contas básicas, aponta pesquisa

Teste aplicado por ONG também revela que mais de metade das crianças não aprenderam a ler corretamente

Aluno-de-costas-com-as-maos-na-cabeca-olhando-para-uma-lousa-repleta-de-contas_01

Reportagem da Folha de S. Paulo:

Mais da metade das crianças brasileiras que cursam 3º ano do ensino fundamental estão defasados em leitura. Em matemática, a situação é ainda pior: 67% das crianças não conseguem fazer contas básicas como deveriam na sua idade.

Os resultados são da Prova ABC, da ONG Todas pela Educação, divulgados nesta terça-feira (25).

De acordo com a avaliação, aplicada no final do ano passado com 54 mil crianças do 3º ano do ensino fundamental privado e público, 55% dos pequenos não têm proficiência adequada em leitura.

E, pior: quase 25% das crianças avaliadas em todo o país não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto. Por exemplo, não conseguem dizer quem é o personagem principal ou identificar o tema de um texto curto.

Os dados, claro, variam regionalmente. Em São Paulo, 60,1% das crianças são proficiências em leitura. Já em Alagoas, Estado com pior avaliação, esse índice cai para 21,7%.

“Regiões mais pobres tendem a ter índices piores. Mas isso não pode servir de justificativa. Temos de ter foco nas crianças das regiões mais pobres”, analisa Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação.

“Uma das principais mensagens da Prova ABC é a desigualdade educacional que começa logo no início do fundamental. Essa desigualdade tende a se aprofundar nos anos seguintes”, diz Cruz.

De acordo com a especialista, o governo federal poderia suplementar mais ainda os estados mais pobres.

(…)

(grifos nossos)

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

To Top