Blog

A CPMF passa?

A grande aposta do governo Dilma pode fazer água.

Dilma Rousseff foi ao Congresso Nacional acompanhar a cerimônia de abertura do ano legislativo com um objetivo central: fazer média a fim de emplacar a CPMF. É a grande aposta deste governo incompetente (já que, se fosse competente, não buscaria o caminho do aumento de impostos, mas sim da própria eficiência).

Mas, para além disso, é uma aposta arriscada. E com boas chances de não dar certo. Isso porque a CPMF, como qualquer tributo, exige a aprovação pelo Congresso. Desse modo, deputados e senadores precisam votar EM FAVOR do imposto para que ele passe.

A pergunta óbvia: quem votará em favor disso?

Este é um ano eleitoral e quase todos os parlamentares fazem parte de grupos políticos que participarão do pleito. Qual deles arriscará tudo em nome de um governo que, na prática, já está morto? Com popularidade no chão e uma economia em frangalhos por conta da própria incompetência, Dilma não tem muito cacife para pedir esse tipo de coisa.

E nem os parlamentares seriam “ousados” o bastante para complicar os próprios objetivos políticos para isso, com as pessoas cobrando nas redes sociais, colocando fotos e nomes e assim por diante.

Dilma - CPMF - Foto Ueslei Marcelino Reuters

Não será fácil passar a CPMF. O palpite atual é de que ela não passará.

Mais Lidas

To Top