Blog

Acredite se quiser: Gleisi Hoffmann “prova” que não há crise citando o Beto Carrero World

Não, não é piada. Se for, a anedota é dela, que DE FATO escreveu isso.

Gleisi Hoffmann - Dilma Rousseff

É surpreendentemente surreal o texto da ex-ministra Gleisi Hoffman (PT/PR), que chefiou a Casa-Civil de Dilma Rousseff até seu afastamento após citação nas delações premiadas. Comentamos a seguir alguns trechos:

“Desconheço completamente que estejamos com uma crise de emprego na área de engenharia e arquitetura. Aliás, nem de perto temos ou teremos o nível de desemprego da Espanha, que atingiu 20% (entre os jovens, quase 40%). Temos setores com maior desemprego, mas temos rede de proteção social, continuamos com salário mínimo, com poder de compra e programas de governo que auxiliam a economia. “É, mas a Espanha tem infraestrutura, o Brasil não tem e não conseguirá ter, porque não tem dinheiro para investimento”, insistiu ele. Apesar de ser servidor público, trabalhar com orçamento, apresenta grande desinformação. Temos atualmente cinco mil quilômetros de estradas sendo duplicadas, resultado das concessões feitas em 2013; quarenta terminais portuários sendo construídos, com investimentos que ultrapassam R$ 11 bilhões! Seis aeroportos concedidos com obras sendo realizadas. Aliás, nossos aeroportos continuam cheios!”

Além do velho e surrado truque de criar um interlocutor imaginário, o que até poderia ser admitido para fins retórico-explicativos, a ex-ministra diz que não temos crise de emprego num setor (justamente o que lida com construções e imóveis). E usa aquela conversa (já explicamos aqui) da taxa de desemprego contraposta à taxa de pessoas desempregadas (que, no Brasil, ultrapassa os 40%).

“É o “apesar da crise” que usam para dizer que a produção e a exportação de frango batem recordes; que a agricultura está com boa produtividade, o preço da saca de soja está bom e continuamos vendendo bem; que há demanda por carne suína brasileira e abrimos novos mercados para a carne bovina; que continuamos com crédito barato para financiar a safra 2015/2016, seja para a agricultura familiar ou empresarial. Que registramos crescimento na abertura de empresas no país; que a produção audiovisual para cinema ou TV do país teve enorme crescimento nos últimos quatro anos. Que os brasileiros continuam viajando. Que nunca vendemos tantos telefones celulares como agora.”

É mole? Não há crise! Estamos em uma situação ótima!

“Termino com a frase de uma tia, pessoa simples e trabalhadora, que foi ao Parque de Diversão Beto Carrero nesta semana: “Como está cheio isso! Filas que não acabam mais. Onde está a crise que tanto falam…?””

Essa é a cereja do bolo. Como assim estamos em crise? Onde está a crise de que tanto falam? Minha tia foi pro Beto Carrero World e lá estava cheio!

Parece piada. E talvez seja.

To Top