Blog

Análise: nova pesquisa confirma declínio da velha política e dá fôlego a “novatos”

Claro que, até o ano que vem, tudo pode mudar. Mas a tendência, diante dos fatos, é que o clima anti-política fique ainda mais acentuado.

O DataPoder360, do portal Poder360, divulgou hoje pesquisa nacional de intenção de voto para a Presidência da República, e a comentamos sob alguns aspectos. O mais significativo deles, que emite mensagem bem objetiva sobre o comportamento do eleitorado, diz respeito às rejeições.

E os mais rejeitados são aqueles da “velha política”; os menos, presumivelmente, são os “novatos”. Estes seriam Jair Bolsonaro e João Doria, que também se destacam pelas plataformas – cada qual a seu jeito – contrárias ao que prega a esquerda, especialmente o petismo.

Considerando a situação atual, a miríade de denúncias e a quantidade altíssima de políticos e partidos citados, a aposta num “outsider” passa a ganhar força. Os números, agora, endossam essa tendência.

Claro que ainda é cedo. Outros nomes podem ser apresentados, o contexto anti-política pode ser revertido, entre diversas hipóteses. Mas o provável, convenhamos, é que a coisa se acentue ainda mais nesse sentido, com processos avançando e atingindo mais atores políticos.

Certamente, os partidos estão de olho nisso. Menos a esquerda, que insiste nas figuras de sempre.

Fonte: Poder 360

Mais Lidas

To Top