Blog

Após ignorar os míseros 20 na rua por Lula, imprensa agora fala em “manifestação vazia”

O número de participantes só é tratado como algo relevante em algumas manifestações.

Foto: "Vem Pra Rua"

Claro que aconteceria isso, e já tratamos do tema algumas vezes (podem conferir aqui e aqui). Para a grande imprensa, o atributo “número de manifestantes” só é dado destacável quando as manifestações não são propostas pela esquerda. Quando são os esquerdistas na rua, tal item deixa as manchete e, quando muito, vai para os parágrafos finais.

Foi o que houve, por exemplo, quando Lula foi ouvido na justiça, na condição de réu. Foram fechadas ruas em Brasília, diante da expectativa de uma multidão aparecer. Mas só foram 20 pessoas – e esse fiasco não ganhou destaque algum, sendo mencionado por poucos veículos e sempre de maneira discreta.

Porém, com os atos de ontem, uma vez organizados por entidades e grupos contrários à esquerda, voltaram a tratar como ponto essencial a quantidade de pessoas. E claro que depreciando, na base do “foram vazias”, “ficaram abaixo” e assim por diante.

Há dois problemas aí. O principal é que, diante das manifestações esquerdistas havidas no mesmo período, foi – como sempre – um sucesso retumbante. Vale sempre destacar as MÍSERAS VINTE PESSOAS que foram apoiar Lula em seu depoimento. Mas não é só isso.

Por óbvio, após ANOS de ruas abarrotadas, com pessoas aos milhões, e depois disso todo um processo de impeachment e agora um ambiente de recuperação da crise, é claro que não há a mesma motivação coletiva e geral para ir às ruas. Não teria como ninguém – nem de um lado, tanto menos de outro – colocar milhões em protestos nos dias de hoje.

Mas isso tudo pouco importa. Passam a ideia de que foi um fiasco, dando destaque a um dado simplesmente ignorado quando as manifestações são de esquerda. Aí fica feio.

ps 1 – o próprio MBL, um dos organizadores, reconheceu a diminuição do número de pessoas e fez uma ótima análise quanto a isso.

ps 2 – o Vem Pra Rua postou algumas fotos e comentou o ato em sua página oficial – a imagem deste post veio de lá.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

To Top