Blog

Boa parte dos membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto TEM TETO

De quebra, o MTST vem se financiando com verba do Minha Casa Minha Vida

Informação está escondida no meio de uma reportagem do Globo que mostra o MTST se financiando em R$ 89 milhões pelo Minha Casa Minha Vida. A despeito da intermediação – ilegal? – dos recursos do programa federal, chama atenção a informação de que os acampamentos do movimento são montados apenas para “marcar território”, ficando seus militantes residindo em casas de parentes ou mesmo imóveis alugados.

Vejam o que publicou o jornal:

“Ao contrário dos acampamentos rurais, onde os sem terra permaneciam no local meses a fio, nos acampamentos urbanos as famílias montam barracas, mas a maioria fica vazia. A obrigação é apenas fazer revezamento no local, para manter visível a presença do MTST. Só fica no acampamento quem está realmente na rua. Boa parte dos acampados segue diariamente para suas moradias atuais — casas alugadas ou de parentes, por exemplo.”

Ainda segundo a publicação, a expectativa de conquistar um imóvel do MCMV, ainda que intermediado pelo MTST, tem feito a adesão ao movimento crescer, chegando já a 40 mil famílias em todo o país, metade delas apenas na Grande São Paulo.

To Top