Blog

Cartilha comemorativa dos 10 anos do PT no poder tem mentiras e ataques a FHC

Documento será distribuído hoje; em vídeo, ex-presidente critica “picuinha” do partido

1305022

Este é o cartaz do evento. Stalinismo moreno?

A direção do PT preparou uma espécie de “cartilha” que será distribuída hoje na festa de comemoração dos 10 anos do partido à frente do Governo Federal. Entre outras pérolas, o documento afirma que durante o governo petista o Brasil saiu da “neocolonização” para a “prosperidade”. Confiram trecho da reportagem do Estadão sobre o texto:

(…)

Segundo o texto, no decênio que se iniciou em 2003, o Brasil “mudou de rota”. “A Frente Democrática e Popular, integrada pelo PT e um grupo de partidos aliados, constituiu uma nova maioria política em que a inclusão social de todos os brasileiros se tornou almejada e alavanca básica do desenvolvimentismo”, diz a cartilha.

O livreto intitulado “O Decênio que mudou o Brasil – PT 10 anos de governo: do povo, para o povo, pelo povo” foi elaborado com apoio do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo. Segundo a cartilha, que traz as imagens de Lula e Dilma na capa, nos últimos 10 anos foi revertida a “decadência induzida pela rota da neocolonização neoliberal”. Para o PT, “o povo voltou a protagonizar mudanças, está altivo, recuperando a autoestima”.

Intitulando-se condutor de um projeto desenvolvimentista de um “decênio glorioso”, em oposição a um “projeto neoliberal”, o PT tenta na cartilha construir uma narrativa positiva de suas gestões sempre comparando os dois modelos. Além dos textos autoelogiosos, as páginas trazem tabelas e gráficos comparativos de indicadores econômicos e sociais dos períodos 1995-2002, ou seja, o governo de Fernando Henrique Cardoso, classificado como anos do “neoliberalismo”, confrontando os dados dos anos 2003-2012, dos governos Lula e Dilma, definidos como de “desenvolvimentismo”.

(…)

O ex-presidente divulgou ontem uma resposta em  vídeo (via Observador Político):

[youtube]http://youtube.com/watch?v=GZf5JmRIvyA[/youtube]

Hoje, a Folha de S. Paulo publicou um gráfico – batizado de “mentirômetro” – sobre o conteúdo da cartilha petista:

539488_568475206497523_1328728191_n

To Top