Blog

Confira as 4 principais medidas econômicas anunciadas pelo governo

Um novo caminho para a economia do país.

Michel Temer - Medidas Economicas

Hoje, o Presidente República Michel Temer fez pronunciamento seguido de entrevista coletiva de sua equipe, incluídos os ministros Henrique Meireles (Fazenda) e Eliseu Padilha (Casa-Civil). A explanação foi longa e as perguntas se cercaram de termos técnicos, como tem de ser. Mas vale esmiuçar os quatro principais pontos.

1 – Teto das Despesas Públicas
Os gastos do governo federal num ano serão de no máximo o gasto do ano anterior + a inflação. Com isso, acaba a farra dos gastos ilimitados que comprometem as contas públicas.

2 – Sem novos subsídios
Os repasses atuais continuam, mas qualquer acréscimo só acontecerá na hipótese de haver uma compensação da nova despesa. Com isso, os programas ficam salvos; e eventuais ampliações somente ocorrerão com os valores já garantidos.

3 – Extinção do “Fundo Soberano”
É o fundo criado quando do lançamento do Pré-Sal, que não deu em nada, e agora há cerca de R$ 2 bilhões nessa conta. O valor volta ao Tesouro.

4 – BNDES antecipará pagamentos ao governo
O banco – que é do próprio governo – tem uma dívida de cerca de R$ 100 bilhões com os cofres públicos. Tais pagamentos serão antecipados.

São medidas necessárias e de fato urgentes. Uma boa mensagem ao mercado e um ótimo sinal no sentido de que este governo pretende mudar os rumos do país.

Não será fácil, nem rápido, nem indolor. Mas ao menos o processo já se iniciou.

Por aqui, mais informações.

Notícias Recentes

To Top