Blog

Conselheiro do Conar dá bronca em reclamões que enxergaram racismo em pacote de batata

O conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Antonio Jesus Cosenza, perdeu a paciência ao se deparar com uma série de denúncias que vinham sendo feitas ao órgão desde 2016 em relação à embalagem da batata Ruffles sabor feijoada.

O pessoal que gosta de lutar por um mundo mais justo, mas que ao mesmo tempo não tá muito empenhado em se informar antes de fazer uma acusação séria, procurou o Conar para denunciar que a imagem de um homem negro na embalagem da batata seria racismo. Os reclamantes chamavam a atenção ainda para o fato da cor de fundo do saco de batatas ser escuro.

O que os nossos justiceiros não entenderam foi o seguinte: o homem que estampa a embalagem da Ruffles Feijoada, Reginaldo Moraes, resolveu participar de uma promoção “Faça-me um sabor” da marca na qual os consumidores poderiam criar um novo sabor que seria lançado no mercado caso fossem selecionados. Reginaldo criou, portanto, a Ruffles Feijoada e cadastrou a ideia no site promocional. Tempos depois ficou sabendo que foi escolhido, que sua foto sairia na embalagem e que ele participaria de todos os processos do criação do produto. Portanto, ao contrário do que se imaginaram os reclamantes, não há uma associação proposital e mal intencionada da PepsiCo – dona da Ruflles – entre “feijoada e negros”.

Aliás, é sempre bom lembrar que pesquisadores já derrubaram o mito de que a feijoada foi inventada por escravos. O tradicional prato brasileiro é uma adaptação do cassoulet francês, muito comum na Europa e trazido pelos portugueses ao Brasil. O prato recebeu a adaptação do uso do feijão preto por este ser mais abundante no Brasil.

Ao apreciar o caso, o conselheiro Antonio Jesus Coenza sabiamente atestou que “Está na hora de deixarmos os exageros de lado e praticarmos o bom senso na avaliação do comportamento que envolver preconceito”.

Obrigado pelo bom senso, Antonio, ficamos agradecidos.

 

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

To Top