Blog

Curiosidade: incompetência de Dilma pode nos salvar de um apagão em 2016. Pois é.

Linhas de transmissão precárias e atrasadas poderiam gerar apagão, mas podemos ser salvos justamente pela incompetência da presidente. Sério…

É preciso ler com atenção algumas notícias que estão relacionadas, mas saíram na imprensa em momentos separados. Em dezembro, falha em linha de transmissão deixou seis bairros de Belém/PA sem luz. Houve um curto circuito provocado por balão a gás, potencializado pelo estado das tais linhas que transmitem a energia. Houve ainda outra falha, esta não esclarecida. Mas sigamos.

Já neste ano, no Rio de Janeiro, houve uma falha de transmissão que deixou a Linha 3 (vermelha) do Metrô sem energia. A CTEEP investiga a falha, tentando descobrir o que aconteceu. Esse tipo de coisa acontece sempre, basta fazer uma busca na web. Tudo por conta das precárias linhas que temos.

Desse modo, agora sim vamos conferir a outra notícia: segundo a Aneel, 62,3% (mais da metade) das linhas de transmissão em construção no país estão atrasadas. E esse atraso é de 502 dias (bem mais de um ano).

Curiosa e até tragicamente, o risco de apagão é menor por conta da queda na atividade econômica e, com Dilma Rousseff, há sempre a certeza de que a economia não vai propriamente se expandir. Sua incompetência, ao menos quanto a isso, pode nos salvar de um apagão mais severo.

Dilma Rousseff - apagão - foto Bruno Domingos Reuters

Porque, se dependermos das linhas de transmissão, estamos feitos.

Notícias Recentes

To Top