Blog

Datafolha: no 2º turno, Lula perde para Serra, Marina, Alckmin e Aécio

A rejeição ao petista é tão imensa que, pelos dados de hoje, sua eleição estaria inviabilizada independentemente do adversário.

Lula - Pesquisa - Eleições 2018 - Foto Paulo Whitaker AFP

Antes de tudo, por óbvio, é importante ressaltar que toda e qualquer pesquisa referente a 2018 é mera especulação. Mas, ainda assim, tais levantamentos são úteis para conferir o “humor” e as tendências do eleitorado.

E esses humores e tendências, hoje, apontam para o naufrágio de Lula.

Nas simulações de segundo turno, ele não ganha de nenhum dos principais adversários. Seja Marina Silva, José Serra, Geraldo Alckmin ou Aécio Neves. Ainda que de alguns ele se aproxime mais, o saldo segue negativo. Vejam os números:

LULAMARINA LULA-SERRA LULAALCKMIN LULAAECIO

falamos aqui que é SEMPRE arriscado decretar o “fim político” de Lula. O petista já se provou competente nesse tipo de ressurreição. Ainda assim, os números de hoje do Datafolha são terríveis para ele.

Talvez tenha mesmo perdido o favoritismo na amplitude nacional, o que não é raro. Dois exemplos mais ou menos recentes: Jânio Quadros e Fernando Collor, que deixaram de ser fenômenos em todo o país para vencer regionalmente.

O problema de Lula é que seu domicílio eleitoral é em São Paulo, onde teria dificuldades mesmo para eleger-se síndico (sem contar que, no geral, é preciso ser proprietário do apartamento).

Piadas à parte, mesmo, caso esteja em condições para tanto (os tempos andam complicados, convenhamos), uma saída seria concorrer a como senador por algum estado onde tenha vitória garantida. Resta saber se, até lá, haverá ainda algum assim.

Mais Lidas

To Top