Blog

De Requião para Joaquim Barbosa: “juiz ou capitão do mato?”

Enquanto o (agora ex) Presidente do STF condenava os mensaleiros corruptos, aliados de Requião, o senador o atacava no Twitter. Naquela época, não foram poucas as ofensas ao homem que teve coragem de condenar a elite da corrupção do governo.

Até as 16:30 de hoje, o tuíte ainda estava no ar. Confiram aqui (imagem abaixo):

requiao_capitao

“Capitão do Mato” é o nome dado aos negros que serviam aos senhores das fazendas na tarefa de capturar negros fugitivos, entre outras tarefas. Era visto, por tanto, como um inimigo dos escravos (apesar de ser também negro). E foi o termo usado para ofender Joaquim Barbosa. Sim, foi exatamente essa  comparação, algo ridículo em essência, mas ainda mais bizarro quando se considera que os condenados eram BRANCOS E MUITO RICOS.

Para se ter uma ideia de como estava o clima naquela época, vejam aqui e aqui alguns outros exemplos. Os aliados do governo federal e militantes dos partidos governistas não se contiveram e partiram para o ataque. Não foi diferente com Requião, senador pelo PMDB, partido que tem ninguém menos que o VICE na chapa da Dilma.

Enfim, como já dissemos algumas vezes, votar no PMDB é o mesmo que votar no PT. A mesma chapa, os mesmos aliados, a mesma turma. Onde se lê Requião – ou Skaf – pode ser lido DILMA. São a mesma aliança nacional.

Portanto, eleitor, na hora de votar de forma inocentemente honesta, supondo que alguns políticos possam estar ao seu lado, não se esqueça de olhar com atenção quem de fato está ao lado deles. E quem eles têm como inimigo.

To Top