Blog

Derrota acachapante da esquerda na Inglaterra desmente análises anticonservadoras

Os fatos às vezes atrapalham narrativas.

Com o resultado eleitoral na França, um tipo clássico de análise política passou a pulular em nosso país, cuja síntese seria algo como “Europa respira aliviada pela contenção da onda conservadora”. Isso já seria uma bobagem considerando-se apenas a França, mas fica pior quando se olha de fato a Europa.

Melhor exemplo possível: eleições locais na Inglaterra, realizadas há menos de uma semana, sobretudo considerando o Brexit, que teria ocorrido por “fake news” ou “equívocos” ou pelo “acaso” ou até pela abstenção da suposta “maioria anti-direita”.

Vejam os números a seguir, da BBC, já voltamos:

O partido conservador aumentou em 10 o número de administrações locais por ele controladas, passando ao total de 27. Os trabalhistas, por sua vez, perderam uma e agora têm apenas duas. O número de representantes é igualmente díspar: 1439 para os conservadores (ganharam 319) e 418 para os trabalhistas (perderam 142).

Tais números, portanto, contrariam de forma cabal todas as análises da época do Brexit e mais ainda aquelas que tentaram aproveitar as eleições francesas (falamos delas a seguir) para dizer que o conservadorismo foi “freado” na Europa.

FRANÇA

A vitória de Macron sobre Le Pen não representa nada além do que é: a vitória de Macron sobre Le Pen. Não freou onda nenhuma e não chega a ser uma surpresa, considerando o histórico pesadamente esquerdista da França. Os 35% de Le Pen dão sinal em sentido oposto: mais de um terço do país (que, por óbvio, ainda é minoria), já se declara em favor de políticas severíssimas anti-imigração.

Considerando a história política francesa, que tinha presidente socialista enquanto Reagan e Tatcher lideravam o ocidente, não é nada para a esquerda comemorar. Sobretudo considerando-se o resultado eleitoral na Inglaterra, cujos números mostram o que se denomina “lavada” no esporte por eles criado e aqui disseminado.

Fonte: BBC - em inglês

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Mais Lidas

To Top