Blog

Descaso e vergonha: imprensa mundial alerta para as águas contaminadas do Rio de Janeiro nas Olimpíadas

Fezes, detritos, vírus, bactérias e risco de doenças graves. O Brasil se tornou uma vergonha mundial também pela poluição das águas nas quais, em tese, atletas competirão nas Olimpíadas de 2016.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

A denúncia é da Associated Press (AP) e circula o mundo, chocando a todos (talvez menos a nós, brasileiros, que sabemos desse descalabro). A seguir, a síntese do portal G1:

“Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016 terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscarão a contrair alguma doença e não poder concluir as provas, de acordo com uma investigação da Associated Press. Uma análise da qualidade da água encomendada pela AP encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competições olímpicas e paralímpicas. Esses resultados alarmaram especialistas internacionais e preocuparam os competidores que treinam no Rio, alguns dos quais já apresentaram febres, vômitos e diarreia.”

E, se alguém ainda duvida, aí vai uma pequena lista de veículos denunciando a podridão das águas do Rio de Janeiro, que será um risco à saúde dos atletas das Olimpíadas de 2016:

http://abcnews.go.com/Sports/wireStory/ap-investigation-dirty-rio-water-threat-2016-olympics-32772751

http://cnsnews.com/news/article/ap-investigation-dirty-rio-water-threat-2016-olympics

https://www.yahoo.com/health/olympic-teams-to-swim-boat-in-dangerously-125430705947.html

http://mashable.com/2015/07/30/rio-olympic-waters-sewage/

http://www.huffingtonpost.com/entry/report-olympians-at-2016-games-will-be-swimming-and-boating-in-contaminated-waters_55b9a9b5e4b095423d0ddee6

Vergonhoso e sobretudo alarmante que agora resolvam fazer algo só porque pode “pegar mal”, não por preocupação com o povo que convive com essa água contaminada e as doenças graves por elas provocadas.

Mais Lidas

To Top