Blog

DESPERDÍCIOS DO PT – Parte IV: Refinaria Premium I

O que poderia ser feito com o dinheiro gasto neste projeto que se encontra abandonado.

Dando continuidade à série de artigos que visa elencar os 10 maiores desperdícios de dinheiro nas obras faraônicas destes 12 anos de governo petista, o Implicante apresenta hoje o caso da Refinaria Premium I.

lula-dilma-petrobras

inforgrafico4

Do que se trata

Foi lançada no início de 2010, no município de Bacabeira (MA), a 60 km de São Luís, para ser a maior refinaria do Brasil, com produção voltada para combustíveis de alta qualidade e capacidade para refinar 300 mil barris/dia – serão 600 mil após a sua conclusão total – e empregar 25 mil pessoas no ápice das obras.

Dinheiro investido antes de a obra ser abandona

Quatro anos após seu lançamento, foram gastos R$ 1,6 bilhão somente com terraplanagem, projetos, treinamentos, transporte e estudos ambientais, pois à época de sua apresentação não existia nem mesmo um projeto básico.

Desperdício

Com o R$ 1,6 bilhão gastos, daria para construir:

Defesa do Governo

Em maio, a Petrobras afirmou que existe um projeto para a refinaria, mas ele precisou passar por modificações a fim de atender aos melhores padrões internacionais. Disse ainda que as obras de terraplanagem não atrasaram, embora a inauguração da refinaria, inicialmente prevista para 2016, tenha sido adiada para 2018. Atualmente, os candidatos ao governo do Maranhão discutem em suas campanhas formas para retomar o projeto.

To Top