Blog

Dois bons sinais na economia brasileira: no último semestre, Bolsa tem disparada e Dólar despenca

Esses dois indicadores, especialmente com seus gráficos lado a lado, dão pistas de que as coisas podem melhorar. Mas, é claro, não será fácil nem rápido.

Temos o hábito aqui no Implicante de, a cada notícia boa (ou aparentemente boa), fazer a mesma ressalva: não há solução imediata ou indolor para a economia brasileira. A devastação provocada por Dilma Rousseff, Lula e pelo PT foi violenta e ainda terá consequências drásticas. Um triste fato que precisa sempre ser lembrado.

Mas, passada essa observação necessária, é possível dizer que nossa economia já dá alguns sinais de recuperação. Não se trata de a crise ter sido dissipada, mas sim de dois indicadores importantes. Confiram os dois gráficos:

Economia---Brasil---Bolsa---Dolar

À esquerda, o IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), que reflete o mercado nacional; e, à direita, o valor do dólar. Ambos os dados se referem aos últimos seis meses.

No dia 11/02/2016, o índice da Bolsa estava a 39.808.05; hoje, são 56.919,78. Já o dólar, há seis meses, batia nos R$ 3,98 e é agora vendido a R$ 3,13 (lembrando que chegou a passar dos quatro reais em meados de fevereiro).

Enfim, é ainda muito cedo para qualquer comemoração. Mas sempre é tempo de ter alguma esperança, e os indicadores por enquanto apontam para uma melhora.

Torçamos!

fonte: dados Thomson/Reuters e gráficos do UOL Cotações.

Notícias Recentes

To Top