Blog

É o maior acordo comercial dos últimos 18 anos. Adivinha que país ficou fora?

Foram 20 anos de negociações para tirar as tarifas de importação de 201 produtos e componentes. 54 países assinaram, mas o Brasil não aceitou participar.

dilma--

Já noticiamos aqui essa verdadeira desgraça, mas reportagem de Michelle Barros, no Jornal da Globo, traz informações ainda mais graves e sérias. Trecho a seguir:

“O Brasil ficou de fora do mais importante acordo comercial multilateral dos últimos 18 anos, que reduz tarifas para uma longa lista de componentes de informática. Anunciado pela Organização Mundial do Comércio depois de entendimento entre Estados Unidos e China, o acordo sobre tecnologia de informação abrange volume ainda maior do que o comércio do setor automotivo. O acordo saiu depois de quase 20 anos de negociação na OMC. No total, 201 produtos e componentes eletrônicos, como GPS e tela sensível ao toque, vão ficar livres de tarifas de importação. Dos 161 países que fazem parte da OMC, 54 assinaram o acordo. Isso quer dizer que só estes países aceitaram importar produtos estrangeiros sem cobrar tarifa. Nas lojas deles, produtos nacionais e importados vão competir de igual para igual. O outro grupo de países vai continuar taxando os produtos importados. O Brasil está nessa.”

Lembre-se disso na hora de comprar um eletrônico no país, constatando que o preço é absurdamente alto. E agradeça à competência de Dilma Rousseff por mais isso.

To Top