Blog

Ex-presidente Lula está com tumor na laringe

Segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe. Lula terá de fazer tratamento com sessões de quimioterapia. A doença foi constatada após avaliação multidisciplinar, e tem como principais causas o cigarro e a bebida. De acordo com relatos médicos, as chances de cura são “excelentes”.

Abaixo outras informações da Folha.com:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, realizou exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com um tumor de laringe. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas.

Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado na segunda-feira (31). “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota do Sírio-Libanês.

O oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, afirmou que o estado de Lula é “muito bom”. “Ele está em ótimo estado geral.”

Katz disse que o tumor “não muito grande” foi descoberto na manhã de hoje. “Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento”, disse o médico.

A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, “para preservar as funções da laringe”.

Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.

“As chances de cura são excelentes”, completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.

A assessoria do ex-presidente confirmou a informação sobre a doença.

Leia a íntegra da nota do hospital:

“O Ex-Presidente da República, Sr. Luís [sic] Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.”

Comentário:

O fato óbvio de Lula optar pelos serviços privados do competentíssimo hospital Sírio-Libanês de São Paulo abriu discussão sobre a despropositada frase dita pelo ex-presidente em 2006 sobre a qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Na época, Lula afirmou que o atendimento da rede pública no Brasil estava muito próximo da “perfeição”.

Discussões à parte, desejamos boa sorte e pronto restabelecimento ao ex-presidente.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Mais Lidas

To Top