Blog

Governo petista faz indústria brasileira recuar aos anos 50

Essa notícia é para aqueles que confundem estabilidade econômica com desenvolvimento econômico. Desenvolvimento econômico se consegue com crescimento industrial, o que não vem sendo registrado no país. Sob Lula e Dilma, a participação da indústria brasileira no PIB (Produto Interno Bruto) recuou  aos níveis de 1956.

Leiam um trecho da reportagem de Agnaldo Brito publicado na edição de hoje (09) da Folha de São Paulo:

A participação da indústria no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro recuou aos níveis de 1956, ano em que o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) deu impulso à industrialização do país ao lançar seu Plano de Metas, que prometia fazer o Brasil avançar “50 anos em 5”.

Desde então, jamais a fatia da indústria manufatureira do país na formação do PIB havia alcançado nível tão baixo quanto o apurado em 2011.

No ano passado, a indústria de transformação -que compreende a longa cadeia industrial que transforma matéria-prima em bens de consumo ou em itens usados por outras indústrias- representou apenas 14,6% do PIB.

(…)

ALERTA

O governo diz que tem monitorado o comportamento da indústria, e reconhece que há um processo de “desintegração de alguns elos” da cadeia industrial, mas evita falar em desindustrialização.

Heloísa Menezes, secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, acha que o Programa Brasil Maior, -lançado pelo governo Dilma no ano passado para socorrer alguns setores da indústria- pode ajudar as empresas a enfrentar a valorização do real em relação ao dólar, que favorece os importados.

“A atual taxa de câmbio, de fato, atua no sentido contrário ao nosso esforço de dar condições de competição à indústria”, disse

Íntegra aqui (para assinantes)

Comentário:

Em setembro de 2010, o ministro da Fazenda, Guido Mantega negou que o Brasil estivesse sofrendo um processo de desindustrialização. Ao rebater as críticas feitas pelo então candidato à presidência, José Serra, Mantega afirmou:

“Não dá para falar em desindustrialização com a indústria crescendo mais que o PIB

Como é difícil supor que o governo não dispusesse de informações indicando justamente o contrário do que afirmou o ministro, só podemos concluir que Mantega mentiu ao dar a declaração.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Notícias Recentes

To Top