Blog

Indicação de Dilma para Lei da Copa aponta influência de José Dirceu e pode mexer até na sucessão da CBF

A história relatada a seguir parece um pouco intrincada, mas podemos resumi-la da seguinte maneira:

1) Contrariando as expectativas, Dilma indicou alguém “simpático” às exigências da Fifa como relator da Lei Geral da Copa. A presidente manifestara que não atenderia boa parte das exigências impostas pela Fifa;

2) O indicado de Dilma para a relatoria é Vicente Cândido, aliado de Dirceu e sócio de Marco Polo Del Nero. A aparente contradição de posições indica a influência de José Dirceu na decisão da presidência;

3) Marco Polo Del Nero é presidente da Federação Paulista de Futebol, e cotado como possível candidato ao cargo hoje ocupado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

De posse dessas informações, leiam o relato do jornalista Ricardo Perrone publicado hoje (29) em seu blog:

 

Lei da Copa mexe com sucessão na CBF e insinua governo paralelo no PT

A indicação do deputado Vicente Cândido pelo PT para ser relator da Lei Geral da Copa na Câmara reabre antigas feridas no partido e tem influência até na sucessão de Ricardo Teixeira. Entenda o caso.

Quem é Vicente Cândido?

O deputado federal pelo PT é também um dos vices da Federação Paulista e sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da entidade. O político estreitou suas relações com o cartola quando trabalhou para que o russo Boris Berezovski, acusado de vários crimes, pudesse entrar no Brasil. Del Nero chegou a advogar para Kia Joorabchian, que trabalharia com Boris. Na operação para trazer o russo, que investiria no país, Cândido atuou com José Dirceu.

 

Dirceu e Dilma

A presidente tem mantido certa distância de Zé Dirceu. Interlocutores dela afirmam que uma de suas preocupações é evitar a impressão de que ele é capaz de dar ordens como se estivesse no comando do Governo.

 

Governo paralelo

O poder de Dirceu alimenta em Brasília a tese de que ele tenta implantar dentro do PT um governo paralelo, fazendo valer suas vontades, mesmo quando elas são contrárias aos desejos da presidência. A indicação de Cândido pela liderança do PT para ser o relator da Lei Geral da Copa bota lenha nessa fogueira.

A liderança do governo acatou a sugestão do partido e a repassou para a presidência da Câmara, que vai decidir. Por ser cartola, Cândido é visto como um deputado simpático aos caprichos da Fifa. Enquanto isso, Dilma quer cortar as asas da federação internacional. Assim, a escolha dele mostra que a vontade da presidente foi atropelada por alguém poderoso dentro do partido dela.

Sucessão na CBF

Marco Polo Del Nero não fala publicamente, mas é visto pela cartolagem nacional como pré-candidato à presidência da CBF depois da Copa do Mundo. Ele não aparece entre os nomes preferidos de Ricardo Teixeira. Porém, o presidente da confederação ficará devendo uma a Del Nero, se Cândido ajudar na Lei Geral.

Leia a íntegra aqui.

Comentário

Convém registrar os nomes acima citados para identificarmos qual a real influência de José Dirceu nas decisões do governo Dilma.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Mais Lidas

To Top