Blog

Ironia: série política da Globo ilustra o fracasso atual da esquerda entre os jovens

Pois é.

Imagem: TV Globo

“Os Dias Eram Assim”, série global da faixa das 23 horas, tentou repetir o sucesso de “Anos Rebeldes”, mas não deu muito certo. Seria a pior audiência da história, no horário, segundo informa colunista do jornal O Globo.

Independentemente disso, há um dado histórico irônico: a atração ajuda a explicar o atual fracasso da esquerda no Brasil. Aliás, e sem guardar muitas proporções, no mundo todo. Vamos lá.

Ambientada décadas atrás, durante o governo militar, a série mostra que um lado era bacana, legal, boa-praça, divertido, gostava das coisas boas da vida e desprezava regras tolhedoras. O outro, claro, agia no sentido oposto. Esquerda cool e direita retrógrada, portanto.

Hoje, é o oposto. Pois é.

Quem tolhe piadas? Quem fiscaliza termos usados em propagandas? Quem proíbe assuntos? Quem problematiza qualquer coisa? Pois é. A esquerda, hoje, faz o papel de chata, como bedel ideológico, afastando sobretudo os mais jovens.

Como já dissemos aqui (e o vídeo é mesmo impressionante), o conservadorismo é a contracultura de hoje. O mundo realmente dá voltas às vezes impressionantes.

To Top