Blog

Líder do PT confessa: partido chegou ao fim de um ciclo

A declaração é de Tarso Genro (PT/RS), ex-governador gaúcho e líder do Partido dos Trabalhadores. Falta agora avisar aos outros petistas.

Dilma Rousseff - Tarso Genro

A seguir, trecho de entrevista com Tarso Genro conduzida pela jornalista Vera Rosa, no Estadão:

O PT chegou ao fim de um ciclo?
Esse PT que está aí chegou nitidamente ao fim de um ciclo. Sofreu dois baques muito fortes, não se auto reformou, não capitaneou uma grande mudança pela reforma política nem uma grande luta popular para proibir o financiamento empresarial das campanhas. O PT se transformou num partido excessivamente longa manus (executor de ordens) de quem está no poder.

E o governo do PT também chegou ao fim desse ciclo?
Eu diria que, se essa política monetária e econômica for mantida, estaremos preparando o caminho para uma candidatura do PMDB ou do PSDB ser a mais forte. A base social do PT e do campo político da esquerda poderá chegar desesperançada em 2018, proporcionando uma saída conservadora para a crise.”

É claro que devemos ler com cautela essas opiniões, pois também ele é petista e tem sua agenda partidária e eleitoral. Mas é sintomático que esse “fim de ciclo” já seja uma realidade mesmo entre líderes do partido.

Mantidas as reservas, isso merece alguma comemoração.

Notícias Recentes

To Top