Blog

Lula perdeu as esperanças de salvar Dilma: é hora de o Brasil renovar as suas

E já pode começar a arregaçar as mangas em outubro próximo

Acabou? Oficialmente, ainda não. Mas Lula já não tem esperanças de reverter a situação de Dilma Rousseff no processo de impeachment. Nem ela parece ter interesse em contornar as recentes derrotas, uma vez que planeja sair do país por pelo menos 8 meses. Segundo a coluna do Estadão, o foco do ex-presidente será conter os esvaziamento do PT, já em curso, mas com prometida intensificação nas eleições municipais de outubro.

Contudo, nem deve conseguir resolver muita coisa. O que abre caminho para o Brasil renovar as esperanças. Um coisa era tirar o PT do poder. Outra é repensar o futuro, o que se espera do país. Ainda não há nomes fortes o suficiente para um projeto sólido de futuro. Mas uma página em branco já é muito melhor do que a distopia que se avizinhava.

Um primeiro passo pode ser dado nessas eleições municipais. O modus operandi do populismo que sucumbiu a esquerda está mais do que escancarado. Na campanha, a missão soa até simples: identificá-lo e desviá-lo do caminho. As opções, claro, não são muitas. Mas existem e devem ser valorizadas. O eleitor precisa assumir esse compromisso. Ou tudo voltará ao que era antes.

To Top