Blog

Lula queria de novo afastar Sergio Moro, mas o STF não deixou: “tentativas de embaraçar as apurações”

Mais um golpe duro para o ex-presidente. Ele anda perdendo todas, nos últimos tempos.

Na semana passada, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, também tentou escapar de Moro. E também não conseguiu.

Esta não é exatamente a melhor fase de Lula perante a Justiça. Recentemente, ele foi denunciado de forma oficial por OBSTRUÇÃO DA LAVA JATO. Grave, gravíssimo, não é mesmo? Depois, o presidente de seu Instituto, Paulo Okamotto, teve negado um recurso no qual pedia para não ser julgado por Sérgio Moro.

Agora, o próprio STF profere decisão parecida, por meio do Ministro Teori Zavascki, mas tendo o próprio ex-presidente como recorrente.

E os termos foram fortes, conforme trechos a seguir:

“Tal quadro revela a insistência do reclamante (Lula) em dar aos procedimentos investigatórios contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra. Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações (…) como se vê, aquela autoridade (Sergio Moro) não emitiu qualquer juízo acerca da tipificação penal das condutas que seguem em investigação nos procedimentos objeto desta reclamação, não sendo suficiente, para justificar a viabilidade da ação constitucional, a afirmação do juízo reclamado de que o Luiz Inácio Lula da Silva seria ‘o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras’, como sugere o reclamante (Lula). Pelo contrário, tal expressão foi utilizada apenas para afirmar que ‘o ex- Presidente (…) nessa condição, teria recebido, dissimuladamente, vantagem indevida’, hipótese que, no entanto, dependeria ‘das provas ainda em apuração nos inquéritos’

Embaraçar as apurações da Lava Jato? Parece que já fizeram acusação parecida, não é mesmo? O exato motivo de uma denúncia que transformou Lula em réu.

Mais Lidas

To Top