Blog

Lula será mesmo preso? Já se fala em suas “boas relações” com o TRF do Distrito Federal

Caso seja sentenciado pela primeira instância, o ex-presidente recorrerá justamente ao Tribunal Regional Federal da 1ª região.

Em meio a um período bem turbulento, para dizer o mínimo, Lula enfrentou recentemente uma denúncia formal pelo MPF. A acusação é taxativa e avassaladora: TENTATIVA DE OBSTRUÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO.

Então, ele será preso? Não é bem assim. Primeiro, o óbvio: há todo um processo l egal, as partes são ouvidas, as provas são colhidas, tudo é analisado. Ponto.

Daí, entram os recursos. E é nesse momento que uma porca começou a torcer o rabo, ao menos na imprensa.

Lula - Reu

Informa o colunista Lauro Jardim – e, goste-se ou não, é dos mais bem informados do país – que Lula possui “excelentes relações” com o TRF da 1ª Região (que julga os recursos provenientes de, entre outras, também as varas federais de Brasília). O colunista ainda acrescenta que tal estimativa poderia ser “furada”.

Nós concordamos. É obviamente equivocado apostar em uma prisão antes da hora, antes das partes serem ouvidas, antes mesmo do julgamento. E é igualmente estapafúrdio dizer que ela não ocorreria por eventuais boas relações do réu com os julgadores de segunda instância.

E, ainda que fosse verdade, o que se admite apenas a título de argumentação, alegar isso em público fulmina toda e qualquer chance.

No fim, foram bater bumbo para contar vantagem e só atrapalharam ainda mais as coisas.

Mais Lidas

To Top