Blog

Mais Médicos: ditadura cubana já recebeu quase 3 BILHÕES de reais

Como Cuba é uma ditadura, esses bilhões não são fiscalizados por ninguém e os ditadores podem gastá-los, guardá-los ou até mesmo repassar uma parte a amigos do regime. Precisa desenhar?

dilma rousseff cuba raul castro

Ainda em 2013, falamos aqui sobre o que de fato seria o programa “Mais Médicos”. Revelamos que não se tratava meramente de uma medida para melhorar a saúde do país, mas sim de uma maneira de levar dinheiro para a ditadura cubana – que, em posse dos valores, pode fazer o que quiser com os bilhões. Até mesmo dar uma parte aos amigos do regime.

Hoje, chega-se ao número “mágico” de quase 3 bilhões (sim, BILHÕES!) de reais já destinados ao regime ditatorial de Cuba. Segue trecho de reportagem da Veja, por Leonardo Coutinho:

“Dados disponíveis no site do Fundo Nacional de Saúde revelam que desde agosto de 2013, o Governo brasileiro desembolsou 2,85 bilhões de reais como pagamento pelo envio de 11 400 médicos de Cuba para o Brasil. As transferências são realizadas em nome da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que embolsa 5% dos valores, como pedágio para triangular a operação – que seria considerada ilegal sem a sua intermediação.

Descontados os 142,5 milhões de reais de comissão devida à Opas, a ditadura dos irmãos Castro embolsou desde então 2,7 bilhões de reais com a venda dos serviços médicos. Planejado para custar aos cofres públicos 511 milhões de reais, o programa sofreu ao longo do tempo uma série de alterações. Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha na preparação do sétimo aditivo do contrato.

Considerando que a governo cubano confisca mais de 80% do salário dos médicos que trabalham no Brasil, chega-se ao lucro líquido de 2,3 bilhões de reais com a operação no Brasil. Somente nos quatro primeiros meses de 2015, o Brasil entregou para Cuba mais 729 milhões de reais.” (grifos nossos)

Se alguém ainda tem alguma dúvida de como a coisa é feita de maneira descarada, é importante ler esta outra reportagem, com direito a gravação comprovando o negócio todo. É simplesmente vergonhoso.

E o que os ditadores de Cuba farão com esse dinheiro vindo do povo brasileiro? Ora, eles farão o que bem entenderem. Numa ditadura, o governo não deve satisfação a nada nem ninguém. Desse modo, podem gastar, guardar ou até mesmo repassar uma parte a amigos do regime.

Precisa desenhar?

To Top