Blog

Mercosul: menos ideologia política, mais comércio

E menos contratos que beneficiam ditaduras, mais acordos favorecendo o setor produtivo.

Jose Serra - Mauricio Macri - Foto Twitter Macri

O novo chanceler do Brasil, José Serra, em visita à Argentina, onde se encontrou com o presidente Mauricio Macri (a foto é do perfil de Macri no Twitter).

A revista Época fez uma boa análise das mudanças já percebidas na política internacional brasileira com José Serra à frente do Ministério das Relações Exteriores. Numa síntese: menos política, mais comércio. E é mesmo disso que precisávamos havia tempo.

A reportagem ainda fala na “desideologização” de nossa política externa. Tirar o ranço esquerdista e bolivariano, um pouco para fazer média e cumprir agenda do ideário socialista, outro tanto para realizar/financiar obras que não seriam propriamente dignas de aplauso quanto à transparência.

É exatamente isso de que precisamos em nossa política externa: menos ideologização. E, claro, NADA de obras “polêmicas” (vamos chamar assim) em países que, agora, mostra-se contra o governo Temer (por que será, não é mesmo?).

O país tem uma grande capacidade comercial e isso foi suprimido por muitos anos. Seja por interesse ideológico, seja por outros ainda menos louváveis.

A mudança é bem vinda.

Mais Lidas

To Top