Blog

Merval: delações da JBS gerariam a “mais importante” investigação contra Lula na Lava Jato

Coluna publicada em O Globo.

Merval Pereira, escritor e colunista do jornal O Globo, publicou artigo interessante sobre a remessa das partes mencionando Lula nas delações dos executivos da JBS/Friboi para a primeira instância da Lava Jato. Ou seja, Sergio Moro.

Segundo Merval, isso pode gerar a “mais importante” investigação sobre o petista.

Há controvérsia sobre o liame da JBS com a Lava Jato (que teria a Petrobras como foco). Ainda assim, seguem trechos da coluna:

“Da Suíça para Curitiba – A decisão do relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Edson Fachin, de enviar para o Juiz Sérgio Moro, em Curitiba, as partes da delação de Joesley Batista que se referem ao ex-presidente Lula, especialmente a conta na Suíça que recebeu U$ 150 milhões destinados a ele e à ex-presidente Dilma, gerará talvez a mais importante investigação sobre o ex-presidente dentro da Operação Lava-Jato (…) O controlador da JBS revelou no depoimento que de tempos em tempos levava para o ex-ministro Guido Mantega o extrato das duas contas, para fazer o acompanhamento dos saques. O dinheiro representava porcentagens de negócios do grupo feitos com o beneplácito de Mantega, e ficava depositado na Suíça à disposição dos dois ex-presidentes e seus prepostos, sempre sob orientação de Mantega (…)

O fato de ter usado o sistema bancário americano para fazer algumas transações com dinheiro de origem ilegal certamente trará muitos problemas para Joesley Batista. Os executivos da Odebrecht, por exemplo, evitavam usar bancos nos Estados Unidos justamente pelo rigor da legislação. As conexões internacionais dos investigadores brasileiros certamente ajudarão a rastrear o dinheiro na Suíça e nos Estados Unidos. E aqui no Brasil esses pagamentos e recebimentos poderão terminar por definir a responsabilidade de cada um no esquema de corrupção montado durante os governos Lula e Dilma”

A íntegra pode ser lida aqui.

Fonte: O Globo - coluna de Merval Pereira

Notícias Recentes

To Top