Blog

Novo depoimento de dono da JBS/Friboi: contratos com o BNDES nas gestões de Lula e Dilma

Vamos ver o que os petistas dirão sobre isso.

Pois é, vamos por partes, porque essa é daquelas – e envolve alguns detalhes interessantes.

Primeiro, aos fatos: Joesley Batista, dono da JBS/Friboi, fechou acordo que lhe garantiu imunidade. Disso, todos sabemos. Ocorre que essa imunidade TAMBÉM se estende à Operação Bullish, deflagrada há alguns meses, que investiga a relação do BNDES com as empresas do grupo.

Para além disso, Joesley já depôs sobre o tema à Procuradoria do DF. O depoimento de agora, no entanto, é para a PF.

Considerando que a imunidade assegurada depende da colaboração total, e levando em conta que o BNDES é um banco subordinado ao governo federal, e que as investigações dizem respeito aos anos em que Lula e Dilma Rousseff estiveram na Presidência, sem contar as alegadas contrapartidas financeiras que teria realizado, fica claro qual turma será atingida por mais essa bomba.

Narrativas

A depender do conteúdo, o depoimento derrubará duas narrativas de uma vez. A primeira delas, claro, a da esquerda, que usava depoimentos de Joesley como algo inatacável e expressão da verdade. O que dirão agora? Que JUSTO NESSE ele teria mentido? Complicado.

E, de novo dependendo do que ele diga, também fará água a tese de que o dono da Friboi teria a missão exclusiva de salvar uns e pegar outros. Confirmada a bombasticidade dos relatos, aparentemente todos serão atingidos em cheio.

Estratégia

Há um outro viés, e não menos importante, que diz respeito à imagem e à comunicação, algo já atingindo a empresa. Não é totalmente impossível, portanto, que o dono da JBS/Friboi resolva “passar a limpo” a coisa toda e, assim, não mais ser visto como um vilão diante do povo. Sim, seria estratégia arriscada, mas a esta altura o que ele teria a perder? O grupo já está até mesmo trocando os nomes dos produtos, então é claro que “sentiram o golpe”.

Pode ser a chance de iniciar uma reversão também quanto a isso.

Fonte: G1

Notícias Recentes

To Top