Blog

Nunca antes na história do Brasil se matou tanta gente

Foram 56 mil homicídios em 2012, o que elevou a média para 29 assassinatos para cada 100 mil habitantes, a pior média desde 1980, quando o índice começou a ser calculado.

mapa-violencia-2014

A violência no Brasil tem atingido níveis cada vez mais preocupantes. De acordo com o Mapa da Violência, levantamento baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a taxa de homicídios do país é a maior desde 1980, quando 56.337 pessoas foram mortas. De 2011 para 2012, esse número cresceu 7,9%.

O autor do mapa, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diz que o sistema do Ministério da Saúde foi criado em 1979 e que produz dados confiáveis desde 1980. As estatísticas referentes a homicídios em 2012, portanto, são recordes dentro da série histórica do SIM.

— Nossas taxas são 50 a 100 vezes maiores do que a de países como o Japão. Isso marca o quanto ainda temos que percorrer para chegar a uma taxa minimamente civilizada — destaca o sociólogo.

Segundo o sociólogo, embora alguns estados melhorem, outros tropeçam. Apenas cinco conseguiram reduzir o número de homicídios, e três deles – Alagoas, Paraíba e Pernambuco – continuam entre os dez onde as taxas são mais elevadas. São Paulo apresentou alta de 11,3%, mas continua com crédito após diminuir o número em 60% entre 2002 e 2012.

Não se pode dizer que o ano de 2012 seja uma tendência, mas é preocupante. As ações pontuais na área de Segurança Pública estão mostrando seus limites. Sem reformas estruturais que mexam no sistema penitenciário e no modelo obsoleto de Polícia Civil e Militar, não conseguiremos resolver o problema. E aí, sim, a tendência vai ser de alta — afirma Waiselfisz.

Um relatório da ONU já havia alertado a respeito da situação crítica do Brasil. Segundo a divulgação, em 2012, 10% dos homicídios de todo o mundo ocorreram no país. Além disso, na lista da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça AC com as 50 cidades mais perigosas do mundo, é possível encontrar oito municípios brasileiros nas 16 primeiras posições.

Notícias Recentes

To Top