Blog

O esgotamento do modelo petista

“Capitalismo de Estado” levou o país à crise atual e precisa ser substituído por outro modelo de desenvolvimento

eleicoes-brasil-dilma-turno2-20141007-002-size-598Uma extensa reportagem publicada pela BBC Brasil retrata o estado atual da economia brasileira após 12 anos do modelo petista:

O sistema econômico capitalista “à brasileira” teria o Estado como forte protagonista. O governo controlaria ou procuraria influenciar empresas em setores-chave – como eletricidade e petróleo.

Além disso, levaria adiante uma política de investimentos indiretos em determinadas companhias privadas – das quais o Estado se tornaria acionista minoritário.

(…)

O “capitalismo de Estado” parecia estar em “ascensão” no mundo.

Desde então, houve uma reviravolta no cenário econômico global e no Brasil em particular. A economia brasileira estancou e a Petrobras mergulhou na pior crise de sua história, na esteira do caso de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.

O modelo de “capitalismo de Estado”, que teria avançado sob os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, passou a ser fortemente questionado. Em um primeiro momento, por opositores. Logo, por integrantes do próprio governo.

Leiam a reportagem completa no site da BBC Brasil.

To Top