Blog

O lulopetismo é o culpado pela corrupção na Petrobras

Editorial de O Globo condena o método de governo petista, que resultou no Petrolão

Lula-mãos-sujas-4O jornal O Globo publicou um ótimo editorial em sua edição de hoje que mostra como a corrupção desenfreada foi uma consequência lógica das escolhas políticas do governo petista. Vejam abaixo a conclusão:

O lulopetismo viu no pré-sal a base de um projeto de capitalismo de Estado, num modelo semelhante ao tentado na ditadura militar por Geisel. Este é um sistema que se nutre do autoritarismo e o reproduz. Vieram daí o aumento da exigência do “conteúdo nacional” nos investimentos no pré-sal, a mudança do modelo de exploração etc. Também não dará certo. Mas ajudou a virtualmente quebrar a maior empresa do país.

A corrupção se aproveitou da falta de controles de um “método de gestão” que dispensava parâmetros técnicos nas decisões, para privilegiar a vontade de líderes partidários. Aplainou-se o terreno para se repetir na Petrobras, numa escala muito maior, o mensalão, também com o desvio de dinheiro público de uma estatal para o projeto de poder lulopetista. Trágico para a Petrobras e o país, mas foi simples assim.

To Top