Blog

O orçamento de 2016 já chega arrombado

Dilma envia para o Congresso o orçamento para o ano que vem e ele já chega com estimativa de prejuízo. É a primeira vez que isso acontece, desde a redemocratização. Ah, sim: e nós pagaremos parte da conta.

Foto: Stephen Lam/Reuters

Foto: Stephen Lam/Reuters

O fato é inédito e o ineditismo nas desgraças parece uma marca desta gestão. Pela primeira vez, um governo entrega ao Congresso Nacional uma previsão orçamentária já indicando que haverá prejuízo. E não é qualquer valor, mas sim R$ 30,5 bilhões.

Sim, é isso mesmo: Dilma entregou uma previsão de receitas/gastos, para 2016, indicando que não fechará as contas. São bem (bem!) mais despesas que dinheiro a ser recebido. É uma loucura sem precedentes (mesmo).

Trata-se de um recado ao mercado financeiro: o governo é irresponsável e já avisa com antecedência que SERÁ TAMBÉM IRRESPONSÁVEL EM 2016. O Brasil está a caminho de perder todas as avaliações mais razoáveis que garantiam algum grau de investimento e, com isso, a crise se agravará.

A essa altura, já se tem como inútil a nomeação de Joaquim Levy como alguém que “salvaria” as finanças. Uma vergonha a mais nesse descalabro todo.

Ah, sim: nós pagaremos parte desse rombo.

To Top