Blog

PGR: 1º da lista tríplice é irmão de governador que não escolheu o mais votado em seu estado

A informação é do Expresso da Época.

Vamos por partes, porque essa é daquelas. Primeiro, o ‘instituto’ da lista tríplice, que é uma praxe recente, não “tradição”, tanto menos prevista em lei. Em suma: procuradores federais escolhem três nomes e o Presidente da República indica o mais votado entre eles.

Desta vez, há um problema. Isso porque o mais votado, Nicolao Dino, é irmão de Flavio Dino (foto), do PCdoB, atualmente governador do Maranhão. Por mais que não exista impedimento legal nem nada do tipo para uma indicação, e por mais que Nicolao tenha – e tem! – virtudes jurídicas inatacáveis, seu irmão foi citado na delação da Odebrecht como beneficiário de propina para defender projeto em favor da construtora.

Caminho aberto, portanto, para que Michel Temer possa argumentar contra a escolha do primeiro colocado. Isso certamente será explorado na hora de fundamentar publicamente a recusa.

Porém, para além disso, justamente Flavio Dino, irmão de Nicolao, também recebeu uma lista tríplice referente ao MP do Maranhão e não escolheu o primeiro colocado. E isso também certamente será usado na explicação da recusa.

Fonte: Época - Expresso

Notícias Recentes

To Top