Blog

Projeto de Lei de Onyx Lorenzoni dá proteção a quem fizer delação premiada

Uma ótima notícia, considerando as recentes tentativas de acabar com o procedimento.

É inegável: a Operação Lava Jato só chegou aonde chegou por conta do procedimento de delação premiada. Os esquemas de corrupção de grandes círculos de poder não são procedimentos com recibos expressos, filmagens e afins. Só se chega aos fatos por meio de alguém de dentro que entregue “o ouro”.

Dilma Rousseff, cujo declínio se deve em muito a esse contexto, já falou mal da prática. Só se esqueceu de dizer que ela própria que sancionou a lei vigente de delação (e até usou o fato na campanha, para bater bumbo).

Tarde demais, e ainda bem. Depois, petistas quiseram mudar a lei (até mesmo o foro privilegiado a ex-presidentes eles tentaram). Há, portanto, um clima de risco. Podem mesmo modificar a lei.

A boa notícia é que o deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS) tem um projeto que ESTIMULA a delação premiada. Ótimo! É disso mesmo quer precisamos. Quanto mais delação, melhor!

Onyx Lorenzoni - Delacao Premiada - Projeto

E, segundo o projeto, que já teria sido repassado a Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, os servidores que delatarem esquemas serão protegidos. Serão os “informantes do bem”.

Vamos ver se isso passa. Fiquemos de olho.

Veja também: Nossa entrevista em vídeo com o deputado, em 2015

To Top