Blog

Quase 40% dos brasileiros em idade apta ao trabalho estão sem emprego

A taxa oficial de desemprego é de 8%, um número alto, mas a realidade é ainda pior: segundo o IBGE, 39% das pessoas “em idade para trabalhar” estão fora da força de trabalho. São os que não tem trabalho e nem procuram por um.

dilma_tapandonariz

A taxa oficial de desemprego chegou a 8% no primeiro trimestre. Não é pouco, mas os números reais são ainda piores: segundo o IBGE, cerca de 40% da população brasileira em idade para trabalhar está sem emprego.

Confuso? Vamos explicar (os trechos a seguir são de reportagem do iG). Primeiro, o percentual de pessoas que têm alguma ocupação diante do total em idade apta para o trabalho. Sigamos.

“O nível da ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) foi estimado em 56,2% no primeiro trimestre, abaixo dos 56,9% verificados no trimestre anterior e dos 56,8% observados no primeiro trimestre do ano passado.” (grifos nossos)

Agora, o percentual dos PROCURAM por alguma ocupação, mas estão desempregados:

“A taxa de desocupação do primeiro trimestre deste ano ficou em 7,9%, a maior taxa verificada desde o primeiro trimestre de 2013 (8%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domícilio Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.” (grifos nossos)

Por fim, o número de pessoas que NÃO tem um emprego e também NÃO procuram por um:

“Em todo o País, 39% das pessoas em idade de trabalhar (acima de 15 anos) foram classificadas como fora da força de trabalho no primeiro trimestre deste ano. Esse contigente é formado pelas que não estavam ocupadas nem desocupadas na semana de referência da pesquisa.” (grifos nossos)

Resumindo: 39% da população brasileira em idade apta a trabalhar não tem e nem procura por trabalho.

Assim, quando o governo divulgar a taxa oficial de desemprego, procure nas letras miúdas das reportagens o percentual de pessoas “fora da força de trabalho”. Esse é o número real.

To Top