Blog

Se Delcídio vai delatar, quem ele delatará? Quem seria o “peixe maior” que o senador?

Brasília, 05.05.2015 - À mesa, presidente da CAE, senador Delcidio Amaral (PT-MS). Foto: Pedro França/Agência Senado

É a pergunta que intriga os bastidores da política.

Delcidio do Amaral, senador petista preso no âmbito da Operação Lava Jato, teve sua saída da prisão coberta de mistério. Segundo as informações, o pedido não veio de seus advogados, mas sim da PGR (Procuradoria Geral da República – órgão que o acusa e pediu que ele fosse preso). Para além disso, uma longa reportagem do jornal O Globo, realizada por três jornalistas principais e outros três colaboradores, deu como certa a delação.

O Site “O Antagonista”, sempre muito bem informado, após questionar alguns elementos acabou cravando: Delcídio vai delatar. E nesse meio-tempo o colunista Merval Pereira, também de O Globo, já trabalhava com a hipótese de delação.

Ainda há muitas dúvidas, é verdade, sobretudo considerando as frequentes mudanças de ventos de alguns acusados e depoentes da Lava Jato. Pode não ser nada disso, sabemos. Mas, ao menos diante do noticiado, é razoável supor que o senador delatará.

E aí entra a questão fundamental: quem será delatado?

A pergunta é inquietante porque esse instituto investigativo foi criado para pegar “peixes maiores”, por assim dizer. Ou seja: um delito (e/ou criminoso) menor tem sua pena parcialmente perdoada/amenizada no caso de o acusado propiciar (sempre com indícios/provas/evidências) a investigação de crime mais grave e/ou autor mais poderoso.

Pois bem: Delcídio do Amaral é um Senador da República e, no momento da prisão, era Líder do Governo no Senado. Quem estaria acima disso? Quem seria um “peixe maior”? Ou seria outra espécie da fauna marinha?

Delcidio do Amaral - Delação Premiada

São questões que devem estar tirando o sono de muita figura graúda de Brasília e de outras cidades – mesmo as litorâneas ou interioranas.

Mais Lidas

To Top